Mercado nacional e internacional versus CPL e CPM

09.10.MercadoNacionalInternacional.jpgA forma como sua empresa vai investir ou será remunerada por um serviço é muito importante para alcançar os resultados pretendidos em suas estratégias de negócio. Estamos falando especificamente sobre CPL e CPM.  Essas siglas representam a maneira como uma empresa que quer divulgar sua marca ou produto vai pagar pelos anúncios e também a maneira como um anunciante vai cobrar pelo espaço publicitário vendido (por clique dado ou apenas por sua visualização).

Juliano Dias de Lima, marketing manager da eGentic Brasil, falou sobre algumas vantagens e desvantagens do uso de CPL e CPM no mercado nacional e internacional. Segundo ele, no mercado internacional, o CPL é mais adequado, já no Brasil, vale a pena investir em CPM.

A justificativa é que o mercado brasileiro é atrasado em relação às formas de pagamentos, às novas ideias e em compreender o que é um produto como o oferecido pela eGentic e outras empresas do ramo. Por isso, os grandes portais daqui têm dificuldade em fechar campanhas CPL, porque é uma modalidade que traz riscos e incertezas em relação ao recebimento pelo serviço prestado. Outro motivo para a ineficiência do CPL no Brasil é o fato de que os parceiros, que trabalham nessa área, não conseguem fornecer grande volume de leads com regularidade.

Fora do país, as empresas aceitam mais facilmente trabalhar com CPL, eles entendem que é um risco que precisam correr para serem mais competitivos. Com essa atitude, acabam conquistando grande parte do mercado. Aceitam o pagamento pelo resultado gerado através do trabalho desenvolvido e não somente pela contratação de certo serviço. O resultado, por aceitar esse desafio, é um lucro maior.

Vale a pena investir no mercado internacional se considerar as bases de dados interessantes oferecidas, mas, na hora de fazer negócios com essas empresas, é preciso levar em conta a flutuação da moeda. O câmbio pode complicar o faturamento de sua empresa, porque a variação pode trazer prejuízos.

Vamos falar mais sobre a influência de flutuação cambial nos negócios em outro post. Por isso continue acompanhando o blog da eGentic.