Segmentação: um filtro eficiente

02.10.Segmentação.jpgGerar leads através de conversão direta, ou seja, através da oferta de um produto ou serviço que seja relevante para o público-alvo, por um valor diferenciado ou até de graça, é uma excelente maneira de aumentar sua base de dados. Mas além da quantidade, é importante saber coletar as informações e qual melhor maneira de fazer isso.

Usar filtros tecnológicos, que possuem grandes números de critérios de seleção, para identificar um novo consumidor ideal funciona bem em alguns casos. Mas o que vemos evoluir a cada dia é um novo tipo de abordagem: uma segmentação através de perguntas diretas ao possível consumidor, a respeito do que eles realmente querem e precisam.

Muitas companhias estão aderindo a esse novo estilo. Ao invés de utilizar parâmetros para calcular qual a probabilidade de um cliente em potencial precisar de um determinado produto, pergunta-se diretamente ao consumidor: você tem filhos? Você tem cachorro? Você se interessa por viagens internacionais? Assim você terá não somente o contato, como também poderá traçar o perfil dessa pessoa.

Mais de 3000 critérios de seleção podem ser usados para identificar um cliente em potencial para a sua empresa, resta saber quantos são realmente úteis e quais trarão resultados para suas vendas.

Esse tipo de segmentação pode ser um negócio vantajoso, tanto para geradores de leads quando para as empresas que irão comprar os dados. Maior transparência garante maior credibilidade e melhores taxas de conversão.