Diferenças entre call center e telemarketing

2512.Telemarketing.jpg

O relacionamento com o cliente é muito importante para o sucesso do seu negócio. E você sempre pode contar com a tecnologia para melhorar este relacionamento, como os serviços de call center e de telemarketing. Você sabe qual é a diferença entre estes dois serviços?

O call center tem o objetivo de fazer a ponte entre a empresa e os clientes, facilitando o contato e o gerenciamento de problemas. O telemarketing é uma ferramenta que funciona por meio de uma central de atendimento e pode atuar tanto de forma ativa quanto receptiva.

O telemarketing ativo é quando a empresa entra em contato com o cliente. É usado para a comercialização de produtos e serviços e divulgação de campanhas promocionais. Esse tipo de contato também é muito usado para realização de pesquisas de satisfação do cliente, ações de pós-venda, atendimento ao consumidor, respostas para reclamações e cadastramento de novos clientes. Nesses casos, o operador realiza uma abordagem persuasiva para conseguir atingir seus objetivos.

Já o telemarketing receptivo é quando o cliente entra em contato com a empresa seja para buscar informações, fazer reclamações ou sugestões, contratar um serviço, efetuar uma compra, fazer alteração de cadastro etc. Essa modalidade é realizada por linhas 0800 e o cliente tem a opção de fazer o contato no momento mais conveniente para ele.

 Mas quando uma empresa precisa de um call center?

Quando uma empresa está com tantos clientes que não é capaz de saber o nome, dados e necessidades de cada um e, com isso, não consegue realizar um bom atendimento. É neste momento que surge a necessidade em investir na implantação de uma central de relacionamentos.

 Há duas formas de implantar o call center; a primeira é quando a própria empresa cria uma central de atendimento inteligente para solucionar os problemas. A segunda é quando a empresa optar por contratar uma empresa terceirizada para esse serviço.

 A escolha vai depender das demandas a serem cumpridas e dos objetivos a serem atingidos, o que não mudará é a estrutura de um call center, que é contituída sobre três elementos: infraestrutura, tecnologia e recursos humanos. Se e empresa investir na área vai melhorar a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos clientes, atingindo o que move o mercado: o bom relacionamento.