Entenda como funciona o recebimento de e-mail marketing

opt out.jpgMuitas mensagens não solicitadas chegam a nossas caixas de entrada. Esse tipo de mensagem, que muitos imaginam serem e-mail marketing, representa grande parte do fluxo de informações que circulam na rede mundial de internet e também é um dos maiores problemas, hoje em dia, em relação ao uso abusivo da tecnologia.

Essas mensagens na maioria dos casos são os famosos spams: mensagens de cunho publicitário, enviadas em massa sem a solicitação ou autorização do usuário. Algumas empresas abusam dessa modalidade enviando várias vezes o mesmo e-mail ao longo do dia. Esse tipo massivo de envios perturba as pessoas e pode ter um resultado ao contrário do pretendido. Ao invés do consumidor dar atenção ao seu produto, serviço ou propaganda ele vai perder o interesse e ainda pedir para que seu nome seja retirado do mailing list de empresa.

Na ausência de legislação específica, mandar esse tipo de mensagem é permitido mesmo que o remetente não torne disponível para o destinatário a opção de parar de receber os e-mails quando quiser. Essa opção de interrupção dos envios chama-se  opt-out. Geralmente, o descadastramento pode ser feito através de um link incorporado no final da mensagem de e-mail marketing enviada ao consumidor.

Uma empresa que não possibilita o opt-out, apesar de estar atuando legalmente, cria uma relação ruim com o cliente. Ele continua recebendo mensagens indesejadas com informações que não lhe interessam e ela possivelmente perderá o cliente que não está satisfeito com a marca. Como esses e-mails são enviados para grandes massas, esse comportamento prejudica não somente a empresa autora do disparo como também todo o mercado de publicidade que trabalha o e-mail como canal de comunicação.   

Ainda em relação ao envio de e-mail marketing devemos citar o termo opt-in. Esse é um termo importante para quem costuma se cadastrar em sites de compras e promoções na internet. Este conceito permite ao consumidor manifestar sua concordância, preenchendo uma caixa de verificação (Check Box) na hora do cadastro, para só então passar a receber os e-mails.

Vamos aprofundar nesse assunto em um próximo post e queremos saber sua opinião sobre spaming, opt-out e como as empresas que trabalham com isso deveriam lidar com os clientes.