Qual o seu público, massificado ou segmentado?

Massificado ou segmentado.jpgO e-mail marketing pode ser disparado para dois tipos de público diferentes: o massificado e o segmentado. Como próprio nome já diz o público massificado é aquele que vai englobar toda a sua mailing list, pode ser encarado como uma massa, um bloco de pessoas. Se pegarmos essa massa de pessoas e dividi-las, seja por sexo, idade, preferências, profissão, interesse, localidade etc. teremos o público segmentado.

Quando sua empresa pretende utilizar o serviço de e-mail marketing, o primeiro questionamento que deve ser feito é: meu público é massificado ou segmentado? A resposta dessa pergunta vai depender do produto ou serviço que sua empresa oferece e quem ela pretende atingir. Se sua pretensão é atingir maior quantidade de pessoas, com necessidades similares e um mercado com características genéricas, seu público é massificado.

Se sua mensagem deve ser encaminhada somente para o público que realmente se interessa pelo seu produto/marca/conteúdo, sua base de e-mails ideal é a segmentada. Com essa segmentação é possível planejar uma estratégia de engajamento diferenciada para cada pessoa ou pequenos grupos, atingindo o ponto de persuasão de cada um.

Segundo uma pesquisa realizada pela Listrak, uma empresa especializada em e-mail marketing, 80% dos consumidores incluídos em mailing lists afirmou que se receber informações sobre um produto, através de um e-mail segmentado, as chances de compras aumentam. O estudo também concluiu quase a totalidade dos entrevistados, 90%, afirmou que gostaria de receber ofertas de itens que costumam comprar e outros 80% consideram bom receber mensagens promocionais de varejistas, se elas fossem baseadas em compras anteriores naquela empresa.

Após considerar as vantagens das duas opções o melhor a fazer é uma análise de público-alvo, para decidir qual tipo de ação traria mais resultado para o marketing direto da sua empresa.