Saiba mais sobre o Código de Autorregulamentação para prática de E-mail Marketing

file0001863826484.jpgA Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD), em parceria com outras instituição do ramo, como a ABRADI, (Associação Brasileira das Agências Digitais), ABRANET (Associação Brasileira dos Provedores de Internet), ABRAREC (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente), CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), PRO TESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), entre outras, criou um Código de Autorregulamentação para prática de E-mail Marketing, com o objetivo de definir regras a serem seguidas para utilização de e-mail como ferramenta de marketing.

Para que a ferramenta seja usada de forma ética, pertinente e responsável algumas normas devem ser seguidas, entre elas estão: o remetente deve ser identificado através de um endereço de e-mail válido, o remetente também deverá divulgar em seu website a "Política de Privacidade e de uso de Dados" adotada com seus clientes e usuários, não poderão ser divulgados ou colocados à disposição de terceiros informações pessoais constadas nas bases de destinatários sem o prévio e expresso consentimento das pessoas a que tais informações se referem.

Não podemos deixar de citar a obrigatoriedade de um meio que possibilite que o cliente opte por parar de receber esse tipo de mensagem (Opt-out). O recurso para opt-out deverá ser apresentado na forma de link e pelo menos mais uma alternativa de contato para que seja realizado o descadastramento. Além disso, o remetente deve informar o prazo de remoção do endereço eletrônico do cliente da base de destinatários, que não poderá ser superior a dois dias úteis, quando solicitado pelo link e cinco dias úteis, quando solicitado por outros meios.

Outra regra do Código, que empresas que estão começando a usar essa ferramenta de marketing devem ficar atentas é a proibição da prática do primeiro envio para se obter a permissão do destinatário para envios posteriores. Também devem seguir a instrução de que somente poderão enviar mensagens de e-mail marketing através de um endereço de e-mail vinculado ao seu nome de domínio próprio.

Para conhecer outras regras do Código de Autorregulamentação para prática de E-mail Marketing e saber se sua empresa segue as diretrizes, acesse o site da ABEMD: http://www.abemd.org.br/

 Fonte: ABEMD