Conheça as características de um empreendedor de sucesso

empreendedor.jpgDiante às inovações e a crescente concorrência em diversos setores, cresce a valorização de empresários e gestores com capacidade para adaptarem-se as mudanças e enfrentar as incertezas de um novo sistema. No mercado de hoje um empreendedor precisa ter uma boa percepção e saber aproveitar as oportunidades para a criação de novas ferramentas e novos recursos para inovar no modelo de gestão.

O sucesso, ou até mesmo a sobrevivência, de uma empresa pode ser dependente das características de um empresário inovador. Isso é devido ao fato de que a partir de inovações, os empreendedores exploram as mudanças como novas oportunidades para negócios. Para isso esses profissionais precisam ter algumas características como criatividade, persistência, internalidade (habilidade de assegurar que seus desejos sejam realizados), liderança, iniciativa, flexibilidade, habilidade em conduzir situações adversas e habilidade na utilização de recursos.

Para um empreendedor não bastam as características técnicas e profissionais, além disso, o indivíduo com esse perfil preza pela realização pessoal, sendo ela a principal força motivadora do seu comportamento. Ela pode ser representada pela vontade de se superar e de se distinguir, e para isso o empreendedor deve combinar suas habilidades psicológicas e comportamentais. Um exemplo de como isso funciona é quando o profissional tem a alegria e o prazer de criar e realizar coisas, de empregar a própria energia com novos empreendimentos, enfrentar dificuldades e vencê-las, procurar mudar e tornar possível a transformação, tudo isso em busca o sucesso.

Deve ser ressaltado que muitas vezes o sentido de empreendedor é usado como sinônimo de empresário, o que não está certo. O empresário tem um perfil racional, sistemático e analítico. Enquanto ele se preocupa mais com aspectos operacionais da administração, o empreendedor, como falamos, demonstra ter um perfil mais inovador, que cria novas situações ou trabalhos. Isso tudo não quer dizer que esses dois perfis não compartilham de características, pois seria raro encontrar um proprietário de empresa que não tenha pelo menos um "faro" empreendedor.

Todas essas características e comportamentos são influenciados por algumas variáveis como: contexto, momento histórico, tipo de trabalho, valores e condutas. Isso mostra a capacidade desse profissional de se adaptar às mudanças em seu meio econômico e ser capaz de conseguir soluções originais para os desafios encontrados.