Conheça as práticas recomendadas pela ABEMD para a comercialização de operação de listas

lista.jpgA Associação Brasileira de Marketing Direito, ABEMD, formulou um documento com o objetivo de recomendar procedimentos na hora de praticar a comercialização e a contratação de listas, para que tanto os fornecedores quanto usuários fiquem cientes das condições e cláusulas contratuais que protegem seus direitos de acordo com o Código Ética da ABEMD. As recomendações a seguir devem ser avaliadas e adaptadas em cada caso.

O primeiro cuidado que deve ser tomado é em relação à formalidade da negociação ou pedido: ele deve ser por escrito, contendo todas as informações e com o máximo de detalhes possíveis, inclusive no que diz respeito à confidencialidade. O fornecedor também deve tomar o cuidado em identificar e declarar e propriedade da lista e a autorização para comercialização da mesma. Essas práticas podem evitar a utilização indevida de informações. É importante que esse acordo tenha uma cláusula de indenização (multa) pelo descumprimento do contrato.

As datas e prazos para entrega da lista, uso da lista, devolução do material, pagamento, etc. devem ser definidos claramente, para que nem o fornecedor nem o comprador saia no prejuízo. A definição do prazo para utilização da lista é importante, porque esta se desatualiza constantemente e se ocorrer um longo período entre a geração da lista e entrega haverá um índice maior de desatualização dos endereços.

Um dos grandes problemas de relacionamento entre essas partes são os nixies, ou seja, a devolução das peças. Por isso é recomendado estabelecer condições e garantias mínimas. Seguindo essa diretriz também deve-se ficar atento na hora de determinar as forma e condições de uso, como quantas vezes a lista poderá ser utilizada e de que forma isso será feito (mala direta, telemarketing, venda postal, etc).

Para saber mais detalhes sobre as práticas recomendadas pela ABEMD para a comercialização de operação de listas visite o site da associação: http://www.abemd.org.br/procedimentoscompleta.php?id=10.