A importância que os brasileiros dão à motivação no ambiente de trabalho

file6621263245545.jpgA motivação e o reconhecimento são, comprovadamente, fatores importantes para o incentivo dos funcionários de uma empresa, aumentando o desempenho do profissional, a colaboração entre equipes e, conseqüentemente, o sucesso dos negócios. Analisada individualmente, a motivação, confere ao ser humano a capacidade (e por que não falar na vaidade) de realizar grandes feitos, criar, produzir, se superar e ousar em suas realizações.

A Leadpix, empresa especializada em pesquisas de mercado, realizou um estudo sobre a motivação dos brasileiros, com o objetivo de identificar as fontes que alimentam as motivações da população em geral, observando, principalmente, a relação entre motivação e o trabalho.

Segundo o estudo, o trabalho é uma importante fonte de motivação, principalmente entre os empreendedores autônomos e os donos dos próprios negócios. A pesquisa revelou que, em relação ao trabalho, a motivação é baseada na experiência aprendida (36%), seguida por atividades que executa (33%), novas oportunidades (26%), remuneração (16%), equipe (8%) ou colegas (8%), seu líder (4%) e espaço físico (2%).

Os dados ainda declaram que as experiências aprendidas constituem o elemento motivador tanto para os jovens até 29 anos de idade (45%), quanto para as pessoas com mais de 70 anos (45%). Já a equipe é fonte de motivação apenas para a faixa etária de até 29 anos (12%), diminuindo para menos de um terço em relação a faixa etária acima de 70 anos (3%).

Uma questão interessante é que as atividades executadas no trabalho são fonte de motivação para estudantes de todos os níveis e essa importância cresce de acordo com o nível de escolaridade, o que comprova a eficiência da prática das empresas custearem, cursos de profissionalização e especialização para seus colaboradores. Para quem está cursando faculdade ou uma pós-graduação, as novas oportunidades são os principais elementos de motivação no trabalho (29% e 28%, respectivamente). Iremos aprofundar mais nesse assunto em um próximo post.

Para finalizar o estudo conclui que a busca da evolução pessoal é uma característica motivadora presente nas pessoas que procuram uma posição no mercado de trabalho. Por isso as empresas devem ficar atentas a essa valorização e reconhecimento dos colaboradores, que irão contribuir para atingir metas e realizar trabalhos de sucesso.