A influência de um bom serviço de entrega em seus negócios

  • Posted on
  • by
  • in

entrega-feliz.jpgHoje vamos falar sobre uma ação muito importante quando se trabalha com e-commerce: a entrega do produto para o cliente. Um dos maiores índices de reclamações em redes sociais, call centers e sites próprios para reclamações refere-se à entrega do produto, seja pela demora, seja pelo descumprimento do prazo ou até mesmo a não entrega.

Reclamações podem trazer danos ao seu negócio, fazendo com que você perca clientes e que sua marca perca credibilidade no mercado. Por isso traçar uma boa estratégia de logística quanto à entrega dos produtos é essencial para que um e-commerce funcione. Esse é um dos pilares do comércio eletrônico e deve receber muita atenção.

Existem dois tipos de fretes muito comuns no Brasil: o via correio e o via transportadora. As entregas via correio já se tornaram comuns para os consumidores online. Para você que é dono de um empreendimento de e-commerce é importante saber que os Correios disponibilizam contratos especiais para esse tipo de serviço, oferecendo algumas comodidades na forma de pagamento e desconto de acordo com o volume mensal. O contrato com transportadoras é mais caro, mas é uma boa opção para quem trabalha com mercadorias grandes, já que elas não fazem restrições ao tamanho ou peso dos produtos, diferentemente dos Correios.

A escolha do serviço deve ser bem pensada, pois o custo com o frete do produto que chegará até o cliente influenciará nos lucros da empresa. O frete pode ser considerado, além de um atrativo de novos clientes, um fidelizador. Por ter tamanha importância ele deve ser sempre gerido com muita atenção.

Para que sua empresa não entre no topo do ranking de sites de reclamação você precisa ter a eficiência em três aspectos:

  • Primeiro: o cuidado na entrega. O produto deve ser sempre bem embalado e seu itinerário bem pensado. Nenhum cliente quer receber encomendas danificadas e se isso acontecer pode ter certeza que ele irá reclamar.
  • Segundo: a transparência do serviço. Toda empresa está sujeita a contratempos, como atrasos, por exemplo. Se isso acontecer seja transparente com seu cliente, explique os motivos e mostre que está disponível para ajudar a resolver o problema. Se o cliente tiver uma boa experiência de compra, com certeza voltará a fazer negócios com você.
  • Terceiro: cumprir o que foi prometido é indiscutivelmente essencial. Não faça uma promoção, por exemplo, de entregas com menos de 24h, se você não conseguirá atender a todos os clientes. Exija sempre de sua equipe que as estratégias de marketing sejam funcionais. Também esteja sempre atualizado sobre seu contrato com a prestadora de serviço do frete para evitar surpresas desagradáveis.

Lembre-se: Não será de grande valia sua empresa ter um site funcional, preços chamativos, formas de pagamentos tentadores e outros recursos de venda se a entrega não é tratada com seriedade.