Saiba mais como sobreviver aos primeiros anos de um novo empreendimento

  • Posted on
  • by

empresa.jpgAinda hoje o percentual de empresas que fecham nos primeiros dois anos de operação é grande. Isso acontece porque os recém-empreendedores cometem alguns deslizes em relação ao planejamento, à contabilidade, às divisões das tarefas e outras questões que podem colocar tudo a perder e atrapalhar a prospecção do negócio.

Um dos motivos das falhas de novas empresas é o modelo de negócio desenvolvido, o qual muitas vezes não é viável. Um outro motivo pode ser a experiência insuficiente do empreendedor. Ambos os casos costumam levar ao fracasso no que diz respeito à contabilidade: o profissional fica sem dinheiro para sustentar o negócio até que ele seja auto-rentável. Uma solução para esse problema poderia ser a criação de um fundo monetário, antes de colocar a empresa em funcionamento, apoiando o empreendimento nessa fase inicial.

Também deve ser lembrado que uma grande idéia é apenas o início de um empreendimento. Para que ele cresça e se desenvolva é preciso de um plano de negócios. O plano de negócios vai definir o formato do seu investimento, identificar seu diferencial, com o qual irá competir no mercado, e listar as fraquezas e vantagens dos concorrentes. Ele é tão importante que procurar um centro de desenvolvimento e planejamento de novas empresas, como o SEBRAE, deve ser uma questão a ser considerada.

Outro erro dos iniciantes é pensar que a terceirização dos serviços só vai servir para aumentar os custos dos negócios. Isso é um equívoco. A linha de pensamento deve ser ao contrário. Tentar fazer tudo sozinho pode afetar na qualidade dos seus serviços, já que é difícil ter um conhecimento profundo em todas as áreas, pode atrasar a entrega dos resultados, já que precisará de mais tempo para cumprir as tarefas, entre outras coisas. A chave é identificar o que pode ser terceirizado e pesquisar custos e profissionais.

Esses pontos devem sempre ser estudados na hora de começar um novo empreendimento. Tudo deve ser muito bem pensando, desde a fase de apenas uma idéia no papel até a hora que as contas chegam e devem ser pagas. O sucesso requer muito trabalho e, na maioria das situações, isso não acontece do dia para a noite.