O site da sua empresa é bem executado e funcional?

aaafile4501263244594.jpgNum mundo cada vez mais dinâmico percebemos que as pessoas têm uma necessidade de realizar cada vez mais tarefas em um menor espaço de tempo e as atividades realizadas online, lugar onde se espera ainda mais rapidez, não escapam dessa corrida contra o tempo. 

Ao entrar em um site, a expectativa é que a página carregue rapidamente todos seus gráficos e dados para que o internauta encontre sem demora o que precisa. Caso contrário o site perderá audiência. Estudos mostram que 40% das pessoas abandonam uma página da web se ela demorar mais que três segundos para carregar. Esse dado o deixou surpreso? Então preste atenção na próxima estatística: se um site demora mais do que quatro segundos para carregar, a taxa de rejeição pode dobrar, e se demora mais de oito segundos a taxa pode aumentar em até 150%!

Hoje, 86,6% das pequenas e médias empresas citam websites como a sua tática de marketing mais importante. Isso confirma a importância não apenas da sua empresa ter um site, mas de tê-lo bem projetado, bem executado, funcional e atendendo às necessidades do seu público- alvo. Se você não quer que sua empresa fique para trás, preste atenção nas próximas dicas para otimizar seu site.

Primeiro vamos falar sobre a apresentação. O layout com uma só coluna dá mais controle sobre o leitor, dificultando sua distração, já que a página possui um foco central. Diferentemente, o uso de várias colunas pode causar dispersão. Seguindo essa ideia de manter o foco, não deve ser criada uma página com múltiplos links em pouco espaço. Muitos links em volta ou até mesmo entre os parágrafos do texto, na esperança de captar mais clientes, podem acabar tendo o efeito inverso, já que a página fica poluída e cansa o leitor.

Não fragmentar sua interface também é importante. Com o passar do tempo é comum que sejam criadas novas seções, elementos e recursos que, se analisados com a atenção, desempenham a mesma função. Fique atento às funcionalidades duplicadas e tente agrupá-las sempre que possível. Lembre-se de que quanto mais fragmentada a interface maior será a curva de aprendizagem com a qual seus clientes terão que lidar.

É preciso tomar cuidado com menu suspenso, pois as opções ficam escondidas, o que acaba exigindo mais esforço e mais dedicação do usuário para encontrar o que procura e, como já vimos, isso pode ser um repelente de audiência. Uma boa tática de marketing pessoal é mostrar sua credibilidade social. Deixar visíveis depoimentos de pessoas que estão recomendando seu produto ou serviço é mais eficiente do que falar de si mesmo.

Conferiu se seu site está seguindo todas essas dicas? Então fique ligado no blog de eGentic. Nosso próximo post será sobre otimização de sites para aparelhos móveis, tão importantes para seu negócio quanto a web.