Sua empresa possui atendimento virtual? Hora de investir em um

fale-conosco.jpg

O atendimento virtual não é novidade, mas a facilidade de acesso a internet e a praticidade de poder resolver um problema sem sair de casa deixou o sistema ainda mais popular. Mesmo que ele aconteça através de uma tela de computador, tablet ou até mesmo smartphone, o atendimento online deve manter as mesmas qualidades do atendimento presencial.

O foco deve ser sempre o cliente, ele deve receber apoio em caso de dúvida, sugestão ou reclamação. A falta da presença pessoal deve ser compensada com excelência no atendimento e com uma velocidade muito maior para resolução dos casos, para que o consumidor se sinta mais seguro e confortável, além disso, a cordialidade e a atenção do atendente devem ser explícitas.

Existem várias formas de atender um cliente via internet, conheça as mais populares a seguir:

E-mail ou Correio Eletrônico
Nesse módulo a comunicação pode ser feita através do botão "fale conosco" no site da empresa (que normalmente abre uma caixa de mensagem e o cliente envia a mensagem desejada) ou pode ser um endereço de e-mail disponibilizado para contato. A empresa que optar por esse tipo de atendimento deve estar preparada para responder as mensagens que chegarem o mais rápido possível, não podendo demorar mais que 24 horas.

BOX
As respostas imediatas buscam dar satisfação imediata aos consumidores, mas precisam ser muito bem programadas para não acorrerem erros. Nenhum cliente quer mandar uma pergunta sobre o assunto X e receber uma resposta sobre o assunto Y, isso pode mostrar que a empresa não está preocupada em atender o cliente, causando insatisfação e até desinteresse pela marca.

Voip
É um tipo de atendimento que compensa por ter um custo muito baixo ou até zero. Nesse modelo acontece a utilização de serviço de voz sobre IP, para isso é necessária uma conexão de internet banda larga. A ligação Voip para Voip é gratuita, já para a rede pública tem um custo diferenciado, normalmente menor que o valor da ligação telefônica.

Chat
Chat em português significa "conversação" ou mais popularmente "bate-papo". É uma forma de se comunicar em tempo real via internet. Essa ferramenta também apresenta um custo muito baixo, já que os gastos são somente para a contratação dos atendentes que irão ficar disponíveis para responder os consumidores.

Skype
Seguindo o modelo de troca de mensagens instantâneas temos o programa Skupe. Além de servir para atendimento ao público, muitas empresas também o utiliza internamente, para vídeos conferências e reuniões. Essa ferramenta pode ser vista como informal pelo consumidor, por isso é preciso ter cautela para utiliza-la de forma correta e de maneira que inspire confiança.

Agora que você já conhece alguns modelos de atendimento virtual é hora de estudar qual o melhor para sua empresa e colocar em uso! Os clientes agradecem!