Como melhorar a imagem da sua empresa vendendo uma história

file5471263248174.jpgNão é novidade que uma boa história é autentica, criativa, faz uma conexão emocional e pessoal com o leitor, inspira ações e aproxima o público do personagem principal. Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com seus negócios, e a resposta é: você pode enquadrar a mensagem que sua marca deseja passar como uma história. É possível humanizar sua marca vendendo uma história sobre ela.

Não estamos falando aqui sobre como sua empresa nasceu, onde foi a primeira sede, nome dos fundadores, presidentes e outras informações burocráticas, mas sim de momentos e situações com os quais as pessoas se identificariam. Por exemplo, citando as dificuldades que enfrentou para criar a marca, como era no início antes do reconhecimento, os erros e tropeços que tiveram que ser superados, os sucessos alcançados depois de se reerguer, a resolução de um determinado problema, as descobertas, etc.

Storytelling é o nome que damos para esse processo de passar uma informação através da narrativa de uma história. Essa é uma das formas mais antigas de passar conhecimento entre gerações. A storytelling é uma das formas mais poderosas de dar vida à sua marca, sendo um dos principais componentes de uma estratégia de marketing de conteúdo. Podemos perceber esse artifício quando olhamos para um fato, refletimos sobre ele e, no fim, chegamos às nossas próprias opiniões. Isso acontece porque somos influenciados por histórias e pela forma como as interpretamos.

Onde você vai contar sua história? Qualquer meio pode ser utilizado para você publicar uma narrativa para seus leitores, incluindo blogs, canais sociais e canais multimídias. Cada meio provoca uma reação diferente em seu público, por isso as historias devem ser adaptadas tanto para público-alvo da sua marca quanto para público-alvo de cada um desses canais da internet. O segredo para o sucesso é saber qual história contar e em qual canal.

Na internet 79% das pessoas "passam o olho" nas páginas ao invés de ler palavra por palavra, por isso utilizar conteúdos multimídias é muito importante nessa tarefa. Não basta apenas escrever o conteúdo, é preciso mostrá-lo. Para isso podem ser usados recursos como vídeos, filmes, infográficos, story boards ou até mesmo imagens ilustrativas.

Outra dica para tornar sua marca reconhecida é pensar nela como um personagem. Assim como vários autores fazem personagens memoráveis, você também pode tornar sua empresa inesquecível. Lembre-se que um personagem se torna mais admirável por suas tentativas do que pelo seu sucesso e que a honestidade e transparência trazem credibilidade.

Por último, uma dica final é que nesse processo de prender seu leitor é preciso ter em mente o que é interessante para o seu público, não para você. As duas coisas podem tomar rumos completamente diferentes.

Fonte: Viver de Blog