Conhecendo o público e aumentando as vendas

  • Posted on
  • by
  • in

file3001263253705grafico.jpgUm dos principais requisitos para traçar estratégias de vendas online é conhecer o público alvo do seu negócio. Conhecendo bem o perfil do consumidor que navega pelo seu site é o primeiro passo para conseguir aumentar as vendas e é isso que todo empreendedor de sucesso quer.

Muitas empresas estão investindo em inovações tecnológicas para "ficarem de olho" no cliente e assim conhecer suas preferências. Com essas tecnologias é possível delinear o perfil dos consumidores de acordo com seus comportamentos de busca e compras anteriores, elas também permitem executar pesquisas que quantificam suas visitas, quais produtos ele viu e até mesmo seu histórico de compras.

Existem alguns indicadores que devem ser examinados para que se possa analisar e quantificar o sucesso do seu e-commerce. O primeiro deles é a Análise do Público, ele é o responsável por fornecer a percentagem de visitantes do site, qual a fonte de tráfego e/ou a cidade dos usuários. Depois vem a Taxa de Conversão, que indica o índice de pessoas que compraram no site, as que não compraram e o motivo por não terem comprado.

Seguindo a lista de indicadores temos o item Funil de Conversão, ele tem o papel de descobrir qual parte do fluxo de vendas está perdendo consumidores.  Em seguida temos as Analises Técnicas, responsáveis por confirmar se o site é compatível com os sites operacionais. O último item é a Usabilidade do Usuário do Site, que nos diz quais os conteúdos que os usuários consomem no site.

Agora você deve estar se perguntando: como vou ser capaz de coletar todos esses dados e fazer analises para chegar a essas informações? Já existe no mercado diversas ferramentas que são capazes obter esses indicadores para analisar seus visitantes online e os resultados do seu empreendimento. Alguns deles são:

- Google Analytics, que é capaz de identificar a taxa de exibição de uma página, localização geográfica do visitante, forma pela qual chegou na página, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.
- SiteCatalyst, que é uma solução de software, que coleta dados analíticos online de visitantes do site e fornece uma plataforma para processamento de dados e relatórios.
- Coremetrics, que é uma plataforma que captura e armazena os cliques do cliente para construir um perfil LIVE, que contém a duração da experiência individual do visitante.
- Webtrends, que avalia o desempenho de um campanha, o marketing de mecanismo de busca, a conversão dos sites e a retenção de clientes.

Possuindo essas informações é possível adequar o seu seite de modo que ele atenda as necessidades e expectativas dos seus usuários, fazendo assim com que seu negócio obtenha mais sucesso.