Veja dicas essenciais para quem trabalha com telemarketing

operador.jpg

O telemarketing é uma ferramenta capaz de alavancar vendas, e apesar das novas tecnologias, continua sendo usado mundialmente, com sucesso comprovado, por empresas dos mais variados portes e setores. Leia nesse texto dicas para começar a trabalhar com o telemarketing em sua empresa.

No momento de trabalhar com telemarketing você pode optar por trabalhar com o modo ativo, receptivo ou ambos. Lembrando que o ativo, que é quando é a empresa quem liga, o cliente está no máximo com 20% da atenção concentrada em você, já no receptivo, quando a sua empresa recebe a ligação, o cliente está 80% motivado a concluir uma ação.

Se sua opção foi o marketing ativo é necessário ter uma boa base dados. Usar uma lista de contatos dos quais sua empresa não conhece os interesses, as necessidades e nem mesmo em quais segmentos se encaixam pode ser uma perda de tempo e de dinheiro. Nesse caso você pode optar por comprar leads de empresas confiáveis.

No marketing receptivo você também precisará de uma base de dados com bons contatos para começar seu negócio. Mas com essa opção, depois de um tempo, você pode começar a coletar informações e criar seu próprio mailing, enriquecendo mais ainda sua base de dados.

É essencial definir o perfil dos seus operadores de acordo com sua estratégia: se é melhor homem ou mulher, qual idade, se vão trabalhar tanto no ativo quanto no receptivo. Capacitação em técnicas de marketing, conhecimento do produto e tendências do mercado são fatores responsáveis por 55% do sucesso da operação.

Você deve investir no script usado pelo operador para trabalhar, para que ele seja eficiente. O script é um roteiro, um guia que traz tópicos importantes para serem lembrados durante a ligação, que vão contribuir na consistência e homogeneidade das argumentações.

Também são fatores importantes o espaço de trabalho, as linhas telefônicas, os servidores, os móveis e equipamentos, que formam a infraestrutura do seu empreendimento. Para inicialmente alcançar um bom ambiente de trabalho você pode ter em mente perguntas como: os operadores estão olhando para a parede? Existe muito barulho no local? Os materiais de trabalho de todos estão em bom estado? A sala do supervisor tem uma boa localização?

E por ultimo, mas não menos significativo, é importante ter conhecimento sobre a produtividade da sua equipe, o horário de maior movimento e o montante de atendimento/ ligações para cada operador e a quantidade de vendas. Uma grande vantagem do telemarketing é que ele é um serviço altamente mensurável, o que possibilita a avaliação dos resultados e permite traçar novas metas e estratégias.

Fonte: Site Varejistas