Conhecendo mais sobre o Certificado de Segurança Digital SSL

Seguridad-SSL-800x529.jpgComo prometemos no texto anterior, vamos aprofundar um pouco mais nos itens que promovem a segurança do seu site. Para começar vamos falar do Certifica Digital SSL (Secure Socket Layer). Ele foi desenvolvido em 1994 pela Netscape e é considerado um padrão global em tecnologia de segurança, sendo a maneira mais eficaz de obter segurança de dados na prática do comércio eletrônico.

Para sermos mais específicos vamos às duas finalidades do certificado SSL:

 A primeira é estabelecer que o consumidor tenha uma conexão segura quando acessa determinado site. Para que isso aconteça ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos. Como consequência, mesmo que as informações sejam interceptadas, não poderão ser lidas sem que sejam descriptografadas, ou seja, dados como CPF e número que de cartão de crédito que você tem que digitar durante uma compra online estão seguros. 

A segunda finalidade é certificar que o site que você está acessando é realmente ele mesmo. Com certeza você já ouviu falar em fraudes de site de bancos em que o cliente é direcionado a uma página falsa ("fake"), construída com as mesmas características da original, que é capaz de armazenar e roubar seus dados pessoais e da sua conta. O SSL permite que você verifique se não está sendo vítima desse tipo de golpe. Além disso, dependendo do tipo de certificado, é possível ter a garantia de quem é o dono do domínio e se essa empresa realmente existe. 

É possível identificar um site que utiliza esse recurso de duas maneiras: 1- A URL passa a ter o formato de https://endereçodosite; 2- Na barra de endereço encontramos a figura de um cadeado dourado ou uma chave, imagens que já são reconhecidas por milhares de internautas como ícones de segurança. 

As pessoas estão cada vez mais cuidadosas em relação a disponibilizar seus dados para uma empresa online. A melhor maneira de oferecer segurança a elas é através do Certificado de Segurança Digital SSL. Com ele você pode garantir a seus clientes que seus dados não serão forjados, adulterados ou até mesmo roubados e comprovar a identidade do seu site, com isso ganhará vantagem competitiva no mercado. 

Existem no mercado várias empresas que oferecem o serviço de SSL, com planos que variam as validações, os recursos abrangentes e os valores a serem pagos. Basta você fazer um busca pela internet para conhecer suas páginas na web e escolher a que atenderá melhor o site do seu negócio.