Formas de pagamento utilizadas na internet

DSC03619-B.jpg

Empresas de comércio eletrônico ou as que pretendem investir nesse setor devem dar atenção aos meios de pagamento disponibilizado para os clientes. Esse é um fator que influencia diretamente suas vendas. Um consumidor vai até seu site decidido a comprar um produto. No momento ele precisa de mais alguns dias para pagar e para isso quer utilizar o cartão de crédito, mas seu site não lhe dá essa opção. Outro consumidor já está com o produto no carrinho, finalizando a compra, mas descobre que o pagamento só pode ser feito através do cartão de crédito, que ele não possui.

Situações como essas realmente acontecem e, se forem contabilizadas ao longo do ano, podem fazer grande diferença no valor final do seu faturamento. Disponibilizar meios de pagamento eficientes e que atendam às necessidades dos seus clientes é essencial. Hoje, no mercado, é possível encontrar soluções eficazes e inteligentes capazes de acabar com as desistências de compras por causa do modo de pagamento oferecido.

O número de compradores online cresce a cada dia, por isso é tão importante investir e disponibilizar as diversas formas existentes de pagamento, deixando assim que o cliente pague como quiser e fique 100% satisfeito com a transação realizada. Veja abaixo as principais formas de pagamento disponíveis:

Boleto Bancário
Quando o internauta fecha a compra é gerado um boleto que pode ser impresso pelo cliente e pago em qualquer banco, caixa eletrônico ou bankline (banco na internet). Essa ainda é a forma de pagamento mais utilizada pelos compradores online, já que muitas pessoas não possuem cartão de crédito e outras ainda não se sentem seguras em disponibilizar seus dados bancários na web.

Cartão de Crédito
O número de pessoas que optam por essa modalidade de pagamento vem crescendo a cada dia, isso devido à praticidade que ela oferece na hora de realizar a compra: ao fechar o negócio basta que o cliente digite o número do seu cartão de crédito, por meio de uma conexão segura, direto no sistema da operadora. A aprovação de crédito é feita, a compra finalizada e o produto enviado para o consumidor.

Transferência Eletrônica de Fundos - TEF
Nesse meio de pagamento a compra é efetuada por meio de transferência bancária e funciona como débito automático. O cliente digita sua senha bancária, por meio de conexão segura com o banco, que autoriza a transferência do valor. Assim que o banco confirma a transação, a compra é finalizada.

Integrado a meio de pagamento
Este modelo é viável para micro e pequenas empresas. O lojista de e-commerce terceiriza o processo de recebimento, ficando assim, sob responsabilidade da operadora, o recebimento e também os riscos de fraudes. Existem no mercado muitas empresas oferecendo esse tipo de serviço como a MercadoPago e a PagSeguro.