O telemarketing segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação de Marketing Direto

telemarketing-agents.jpgEsse é o nosso último texto sobre o Código Brasileiro de Autorregulamentação de Marketing Direto. Já publicamos aqui no blog um post sobre as diretrizes gerais(linkar) do Código e outro falando especificamente das normas sobre as Listas(linkar). Agora vamos finalizar apresentando a vocês o Capítulo 4, que trata da autorregulamentação do Telemarketing.

O Código traz algumas normas como: a gravação da conversa telefônica somente poderá ser realizada com o consentimento do interlocutor; é vedada a formulação de ofertas por telefone e o fechamento de vendas para crianças; antes de divulgar um número para atendimento receptivo, a empresa deverá tomar as providencias necessárias para dimensionar e colocar em funcionamento uma estrutura adequada à demanda.

Outro tópico que merece atenção são os horários de chamada. Nas ações de telemarketing ativo, ou seja, aquelas em que o agente de marketing direto realiza a chamada telefônica, o contato só poderá ser realizado de segunda a sexta-feira das 8:00 à 21:30 horas, e aos sábados das 9:00 às 18:00 horas. Aos domingos e feriados não pode ser realizada nenhuma forma do marketing ativo.

O item do presente Código, que trata sobre a "Comunicação", determina que táticas de coerção ou constrangimento não devem ser usadas de forma nenhuma. Os operadores de telemarketing também não podem realizar chamadas a cobrar para os consumidores, salvo com seu prévio consentimento.

Os equipamentos de discagem automática só poderão ser utilizados se liberarem a linha telefônica no momento em que a pessoa do outro lado da linha desligar. Além disso, toda mensagem gravada que for vinculada deverá ser precedida pelo contato de um operador, solicitando a autorização para sua transmissão. A intervenção do operador só é dispensável em caso de mensagens de utilidade pública, como uma campanha de vacinação, por exemplo.

Essas são as diretrizes sobre telemarketing contidas no Código Brasileiro de Autorregulamentção de Marketing Direto. É possível estudar mais detalhadamente regras sobre essa prática acessando o Cógido de Call Center/Telemarketing aqui.