Os três primeiros meses de um e-commerce são essenciais para o futuro do negócio

  • Posted on
  • by
  • in

Calendario-de-Feriados-2014.jpgColocar em prática um projeto de loja virtual no Brasil não é o maior obstáculo encontrado pelos empreendedores do ramo. A maior dificuldade é conseguir manter a loja aberta, principalmente depois dos três primeiros meses. Esse período inicial é apontado por especialistas como crucial para o futuro sucesso do negócio.

Uma pesquisa realizada pela Big Data Corp. comprovou que a maioria dos sites de e- commerce encerra suas atividades ainda no primeiro trimestre de existência. O estudo utilizou como base 35 milhões de sites, sendo que 450 mil deles eram lojas virtuais brasileiras. Para chegar a essa conclusão foi considerado que um e-commerce adquire status de desativado quando para de ser acessado, atualizado ou de receber qualquer tipo de interação por um período superior a um mês.

Mas o que leva um empreendimento na web fracassar? Falta de planejamento, despreparo e pouca profissionalização da equipe e experiência insuficiente do empresário. Estes são os principais motivos do fracasso. Os empreendedores virtuais também precisam estar cientes de que na internet a competição é ainda mais acirrada e que, apesar de crescer cada vez mais, o mercado consumidor ainda pode ser insuficiente dependendo do nicho do seu negócio.

Abrir uma loja na web pode ser muito tentador devido às pequenas barreiras de entrada e levando em conta que em poucos dias seu site já pode estar montado, funcionando e vendendo. As relativas facilidades de montar um e-commerce seduzem muitas pessoas e fazem com que elas ignorem os desafios que virão pela frente, que em alguns casos, podem ser maiores do que os enfrentados por dono de uma loja física.

Nesse caso o maior desafio não é abrir um negócio, mas sim mantê-lo ativo e dando lucros. Antes de entrar nesse mercado é preciso dar muita atenção às primeiras etapas da criação do projeto, como por exemplo, um bom planejamento do negócio, além de orientações a respeito das reais possibilidades de crescimento do setor. Cursos especializados e auxilio de um profissional com experiência são boas opções e podem se tornar um grande diferencial na hora de sustentar seu e-commerce.