Conhecendo mais sobre inteligência competitiva e forecasting

cccfile5901263253456.jpgCriar um cenário prospecto dentro de uma empresa resulta em um planejamento já pensando no futuro e nos ajustes que terão que ser feitos para essa companhia alcançar seus objetivos. No nosso texto de hoje vamos falar sobre duas práticas que são ideais para essas situações: a inteligência competitiva e o forecasting.

A inteligência competitiva é um método que capta e organiza informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, dos clientes e do mercado em que seu empreendimento está inserido, analisando as tendências e os cenários, e deste modo influenciando nos processos de planejamento, metas e tomadas de decisão no curto, médio e longo prazo.

O objetivo da inteligência competitiva é permitir que as empresas possam exercer proatividade ao invés de esperar um fato acontecer para só depois reagir e através disso ampliar sua competitividade.

O Forecasting, também chamado de "orçamento revisado", é uma expressão usada na área administrativa das empresas. Podemos defini-lo como um método de previsão, análise e revisão de um orçamento, que se baseia tanto na situação da empresa quanto na volatilidade do mercado. Sua proposta é aprender a identificar e adequar-se as variações desses itens.

Combinado com a inteligência competitiva, o forecasting tem o objetivo de utilizar a intuição, percepção, 'feeling mercadológico' para antecipar tendências e movimentações não só da concorrência, mas também de parceiros e clientes.

Quando esse processo é bem realizado é possível agilizar a entrega de projetos e mapeamentos de oportunidades para gerar novos negócios. É possível ter em mente os indicadores e sinalizadores do mercado e assim antecipar as tendências e movimentações que estão por vir, ou seja, tentar prever o que vai acontecer no mercado para não ter surpresas.

Em resumo, utilizando essa metodologia, é possível: monitorar concorrência e competitividade, minimizar surpresas vindas dos concorrentes, obter conhecimento relevante que ajude na formulação de planejamento, aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência, compreender o tipo de impacto que nossas ações terão sobre os concorrentes, mensurar e compreender os resultados das nossas ações no mercado, se for preciso rever e realinhar as estratégias que estão sendo usadas e, por fim, garantir os melhores meios para a sustentabilidade do negócio, podendo antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens, sendo bem sucedido nos objetivos a que se propõe.