Itens que influenciam na definição de qual a melhor hora para enviar e-mail marketing

email-marketing.jpgNo texto anterior começamos a falar sobre qual o melhor horário para enviar e-mail marketing. Concluímos que para descobrir o melhor momento para o disparo das mensagens você deve conhecer bem o seu negócio e, principalmente, o seu público alvo.

Uma dica importante para ter sucesso na sua ação de marketing é se colocar no lugar dos consumidores, pensar no que essas pessoas estarão fazendo no momento de recebimento da mensagem e se elas estarão disponíveis para consumir esse conteúdo.

Abaixo citamos situações e comportamentos que influenciam na definição de qual a melhor hora para enviar e-mail marketing. Confira:

- Área de atuação: o ambiente em que seu público trabalha vai influenciar no horário que ele lê os e-mails. Por exemplo, se a pessoa trabalha em um escritório, em frente ao computador, as chances de ler e-mail no horário comercial são maiores, mas se ela realiza alguma atividade que não exige usar o computador ou internet ela provavelmente vai ler os e-mails fora do horário do expediente.

- Profissão: o horário de almoço (entre 12h e 14h) é bem adequado para envio, já que muitas pessoas utilizam esse tempo para abrir suas caixas de entrada, mas se o conteúdo do seu e- mail for relevante para o tipo de trabalho que ela executa durante o expediente, este pode se tornar um bom momento para disparar o e-mail marketing.

- Tipo da base de e-mails: é preciso observar se na sua lista você possui mais e-mails corporativos ou e-mail pessoais (que normalmente usam Hotmail, Gmail, Yahoo, Bol, entre outros provedores), pois algumas empresas bloqueiam esse tipo de site e, nesse caso, seu público vai acessar a mensagem somente a noite quando chegar em casa.

- Tipo de consumidor na internet: se o seu público for frequentador de lojas virtuais, que tem costume de comprar pela internet ou se cadastrar em diversos sites de e-commerce, a quantidade de e-mail marketing enviada para eles deve ser grande, já que há um interesse espontâneo em relação ao assunto.

- Mensagem: o conteúdo da sua mensagem também influencia no momento que o e-mail deve ser enviado. Os finais de semana, por exemplo, são indicados para conteúdos relacionados a pacote de férias, viagens, jantares e outras atividades de lazer, proporcionando assim, ótimos feedbacks.