Qual o melhor horário para enviar e-mail marketing?

How-to-Write-High-Converting-Emails-in-15-Minutes-or-Less.jpg

Quem costuma utilizar o serviço de e-mail marketing sabe que fazer com que a mensagem chegue até o consumidor no momento oportuno, quando ele está aberto a receber e disposto a dar atenção ao conteúdo, é muito importante e pode ser fator decisivo para o sucesso da sua ação de marketing. Mas como saber que momento é esse?

Segundo um estudo realizado pela Kissmetrics, existe um conjunto de fatores que influenciam na determinação do melhor momento para enviar esse tipo de e-mail. Veja abaixo:

- Das 6h às 10h manhã as pessoas já estão acostumadas a gastar um tempo lendo e-mails, porisso a taxa de cliques e abertura é muito boa nesse horário.
- Das 15h às 17h é comum uma queda no ritmo de trabalho, com isso abrir e-mails costumafuncionar como distração.
- No final do horário comercial de trabalho, ou seja, das 17h às 19h, costumam funcionar melhor os envios para empresas B2B (empresas que vendem para outras empresas).
- Já entre 19h e 22h o horário funciona muito bem nos envios para o consumidor final (B2C).
- A melhor frequência para envio de e-mails varia entre uma e quatro vezes por mês.

As informações contidas nesses itens são muito valiosas e ajudam a nortear sua estratégia para disparo de e-mail marketing, mas não são regras, são apenas diretrizes. Uma das formas mais simples e eficazes de conhecer o melhor horário para o seu negócio é testando. Fazer vários envios em horários diferentes e mensurar os resultados desses disparos pode ser bem útil na hora de traçar uma estratégia.

Os testes são importantes porque as diretrizes citadas acima variam de acordo com cada caso, cada empresa, cada produto ou serviço oferecido e cada cliente. Podemos afirmar que o melhor horário para enviar e-mail marketing é aquele em que seu cliente estiver pensando sobre o assunto que sua mensagem vai abordar. Sua tarefa e descobrir que momento é esse.

Para realizar essa tarefa é importante conhecer bem o seu negócio e seu público. Para isso é essencial: estudar as características seu público alvo, ficar atento ao tipo de e-mail (pessoal ou profissional) predominante na sua base de dados, pesquisar a profissão e o ambiente de trabalho dos consumidores e ajustar sua campanha a esses fatores.

Fique ligado no Blog da eGentic, em nosso próximo texto falaremos especificamente sobre a influência de cada uma dessas ações citadas acima na seu disparo de e-mail marketing. Não perca!