Afinal, o que é conteúdo estratégico?

conteudofile8141263245356.jpgPodemos definir conteúdo como aquilo que transmite informação e que é usado para comunicar algo às pessoas, ou seja, trata-se daquela foto, vídeo, texto, infográfico ou outro recurso que sua empresa utiliza em publicações para atrair seguidores. O conteúdo estratégico além de informar e atrair utiliza materiais interessantes e relevantes para que seu leitor interaja com a marca, possibilitando as conversões desejadas por sua empresa.

Quando falamos em relevância queremos dizer que os conteúdos devem ser adaptados de acordo com o local onde serão publicados e o público a ser alcançado. Não adianta publicar um texto no Facebook e simplesmente copiá-lo e publicá-lo de forma idêntica no Linkedin, onde os usuários têm um perfil completamente diferente. Assim sua marca não conseguirá atingir os resultados pretendidos de conquistar mais clientes.

Um mesmo conteúdo pode até ser distribuído em diferentes canais, como as mídias sociais da empresa, loja virtual, blog, envio de e-mail marketing, entre outros, mas sempre deve respeitar as adaptações necessárias para cada ambiente. Esse conteúdo deve ser de interesse do seu público, tendo o poder de prender sua atenção diante a grande quantidade e variedade de informações encontradas online. Para isso você deve conhecer seu público-alvo, analisar profundamente o perfil dos seus consumidores e saber de seus interesses. Após conhecer seu alvo será possível traçar a melhor estratégia para atingir seus objetivos.

Veja abaixo outras dicas que funcionam muito bem na hora de produzir seu conteúdo estratégico:

- Não fique tentando vender seu produto ou serviço descaradamente. Mostrar os benefícios, utilidades, vantagens e como esse item pode fazer diferença na vida do cliente trará mais resultados.

- Conteúdos inéditos são muito mais interessantes para seu público. Diante disso esqueça o "ctrl+c ctrl+v". Mesmo que divulgue um material já existente, citando a fonte, personalize seu conteúdo adicionando novas informações ou colocando um ponto de vista e opinião.

- Ter um planejamento e uma rotina de publicação de conteúdo é bom para você e para seus seguidores. Isso lhe dá o controle de quando cada ação será divulgada e lhe permite estabelecer períodos para mensurar resultados. Essa rotina é capaz de gerar fidelidade dos internautas.

- De maneira indireta, encaminhe seu cliente para uma ação. Por exemplo: "se você gostou dessa informação e quer saber mais sobre isso clique aqui", "visite nosso blog para saber mais sobre o assunto", "curta nossa página para ficar por dentro" etc.

Conseguir a atenção de um potencial cliente é o primeiro passo para conseguir também efetivar ações de compras, que é o objetivo principal das empresas. Além disso, bons conteúdos são capazes de gerar uma percepção muito boa em relação a sua marca.