Conhecendo mais sobre endereçamento de encomendas

416283-rastreamento2.jpgToda empresa deve dar atenção ao endereçamento dos produtos, esse é o primeiro passo para que a encomenda chegue ao seu destino corretamente, o que é fundamental para a satisfação do cliente e para que ele realize novas compras.

Segundo dados dos Correios, 0,85% dos pedidos são devolvidos por problemas de endereçamento. Entre os principais problemas estão: mal endereçado (0,34%), mudou-se (0,22%), numeração irregular (0,11%), não existe o número informado (0,10%) e endereço insuficiente (0,08%).

Saber utilizar e conferir os dados de endereçamento possibilita maior efetividade na distribuição dos produtos, reduz os custos com devolução e reenvio de objetos, diminui o tempo gasto para atendimento a clientes insatisfeitos e aumenta o retorno esperado para as suas ações de marketing.

Para te ajudar nessa tarefa, sua empresa pode utilizar o Guia Postal Brasileiro Eletrônico (GPBE), um aplicativo desenvolvido pelos Correios que permite a busca de Códigos de Endereçamento Postal - CEP, a partir de um computador. Para saber como adquirir clique aqui.

Outra ferramenta que pode auxiliar nessa tarefa é o Diretório Nacional de Endereços (E-DNE), uma base de dados oficial e exclusiva dos Correios com informações confiáveis e atualizadas anualmente. Esse banco de dados contém mais de 900 mil CEPs de todo o país, constituído não só de Códigos de Endereçamento Postal, como também de elementos de endereçamento como: descrição de logradouros, bairros, municípios, vilas e povoados. Para saber como adquirir clique aqui.

Para facilitar ainda mais o seu trabalho, os Correios ainda oferecem o Endereçador Web, um sistema gratuito que permite a geração e impressão de rótulos e etiquetas para endereçamento de encomendas. Basta escolher o tipo de etiqueta, preencher os dados de remetente e destinatário, clicar no botão Gerar Etiqueta e solicitar a impressão. Na versão Escritório, os endereços dos seus clientes ficarão gravados, apenas no seu computador, para confecção de novas etiquetas. Para download acesse aqui.

Conhecendo mais sobre endereçamento de encomendas sua empresa pode aprimorar os processos de venda, fidelização, marketing, precificação, mapeamento, processos internos e, claro, a própria entrega.