Cuidados que devem ser tomados durante a Black Friday #Parte2

black-friday_jpg.pngA Black Friday Brasil acontece nessa sexta-feira e muitas pessoas já estão ansiosas por esse dia, apesar disso dúvidas e inseguranças ainda são recorrentes, por isso vamos continuar  abordando o assunto no texto publicado anteriormente aqui no blog da eGentic: os cuidados que os consumidores devem tomar durante a Black Friday.

Já falamos sobre a maquiagem de preço e que, para fugir dessa armadilha, o ideal é monitorar o preço dos produtos com dias de antecedência. Se até hoje você não começou essa pesquisa, não se desespere, há outra opção: é possível pesquisar o histórico de preços de um produto em determinada loja usando sites especializados como o Busca Descontos, Zoom, Shopping Uol e Buscapé.

Para combater a maquiagem de preços e o clima de desconfiança dos internautas, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico lançou no ano passado um selo para dar credibilidade às ofertas realizadas durante a Black Friday. Ao longo do último mês, lojas virtuais puderam se cadastrar no site Black Friday Legal, onde se comprometeram a um código de ética. Quem descumprir a regra, não receberá o selo no ano que vem.

Quem compra pela internet deve sempre checar a credibilidade da loja, principalmente em eventos como esse em que podem surgir sites falsos querendo se aproveitar de internautas inexperientes. Por isso verifique se dados como o CNPJ da loja, endereço fixo, canais de atendimento ao cliente e meio de contato estão visíveis no site. Além disso, antes de enviar o número do cartão de crédito para finalizar a compra, confira se o endereço da página é um "https://" e se possui o símbolo de um cadeado na barra de endereço, isso garante a segurança dos seus dados.

É importante que o consumidor se informe sobre os procedimentos para reclamações, devoluções de produtos e prazo de entrega. As páginas que contem essas informações, inclusive a que aparece após a confirmação de pagamento, devem ser impressas ou salvas em seu computador através de fotos ou print screen (captura da imagem que está no monitor). Essas imagens podem servir como documentos para comprovar a transação caso haja algum problema.

Para não ter dores de cabeça com suas compras você pode contar com a ajuda do site Reclamigão, uma plataforma que reúne todas as informações presentes no ReclameAqui, Reclamão, Ebit, Consumidor.gov.br., Denuncio, Mywot e no Procon-SP. Além de poder conferir notas dadas por clientes aos  serviços prestados pelas lojas online, é possível ter acesso às reclamações e outras observações feitas por consumidores a respeito de um determinado site.

Depois de todas essas dicas é só esperar o dia 28 e aproveitar a Black Friday!