Já ouviu falar em Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM)?

Agreement.jpgO termo CRM - Customer Relationship Management pode traduzido no Brasil como Gestão de Relacionamento com o Cliente.  Essa ferramenta pode ser explicada como conjunto de softwares que fornece um sistema de gestão integrada com o foco no cliente. Ela tem o objetivo de automatizar os processos de contato e relacionamento com essas pessoas através de processos e tarefas de maneira organizada e conjunta.

Nesse sistema, gerado por softwares, ficam armazenados todos os contatos entre clientes e empresa que já foram realizados, ficando registradas as preferências de cada pessoa. O sistema é capaz de monitorar a navegação dos usuários: as últimas compras, os gostos, os tipos de produtos que mais procuram etc, assim, na próxima visita do cliente ao site, ele será recebido com uma página "personalizada", onde encontrará em destaque os produtos que estão de acordo com seu comportamento registrado na visita anterior.

Dessa forma todos os departamentos da empresa podem ter acesso a várias informações detalhadas sobre quem são os clientes, sendo possível também ter conhecimento sobre suas dúvidas, reclamações e sugestões, dados que são muito importantes para qualquer segmento do negócio e que ajudam na hora de criar uma nova campanha de marketing, reestruturar o site, renovar o estoque de produtos e serviços, avaliar o atendimento ou outras melhorias.

O CMR pode ser dividido em três partes ou tipos: primeiro temos a parte operacional, que visa os canais de relacionamento, especificamente a criação de canais de vendas. A segunda é a parte analítica, que é responsável pela análise dos dados e informações de forma que gerem um conhecimento que sirva para criar novos negócios. Seu objetivo é identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento dos seus dados. Por último temos a parte colaborativa, em que o foco é a obtenção do valor do cliente, fundamentada em conhecimento e interação com os consumidores.

No universo das vendas, possuir mais informações sobre os clientes é muito valioso. Empresas que conhecem o comportamento de seus consumidores podem oferecer serviços e produtos que atendam diretamente as necessidades deles. Essas informações valiosas são capazes de aumentar o alcance do seu marketing, a eficiência da sua campanha e ainda transmite ao cliente a ideia de aproximação e cuidado, o que vem a gerar fidelização.