Os fatores que mais influenciam os consumidores na hora da compra

  • Posted on
  • by
  • in

banco_internet_cartao_credito_senha_golpe_computador_transacao-20121109-174637.jpgNa hora de traçar estratégias de marketing é essencial considerar os fatores aos quais os consumidores dão mais importância na hora de decidir por um produto: 1% dos consumidores leva em consideração o som/cheiro, 6% a textura, já os outros 93% consideram mais importante o visual. Dentre os que dão mais importância ao visual, 85% consideram a cor como razão principal para comprar um produto em particular.

Além de servirem como item determinante na hora de fechar uma compra, as cores são responsáveis por aumentar o reconhecimento de uma marca em 80%. Esse é um número bastante significativo, já que sabemos que o reconhecimento da marca relaciona-se diretamente com a confiança do consumidor.

Claro que a cor não é o único item capaz de influenciar o comportamento dos consumidores. Para clientes de e-commerce, por exemplo, o design do site, as imagens, as palavras usadas para chamar a atenção, afetam na decisão de compra.  Cerca de 42% dos consumidores baseiam sua opinião em relação à um site apenas pelo design, já 52% afirmam não retornarem em determinado site se sua estética for ruim. Por isso, para muitos internautas, navegação e design ruins podem ser justificativas para abandonar uma loja virtual.

O tempo também é um fator de extrema importância. A velocidade, a eficiência e a conveniência são alguns dos motivos pelos quais os clientes têm preferido o varejo online. Ter um site que é apenas 5 segundos mais lento que o de seus concorrentes pode trazer consequências ruins como uma grande perda econômica. 64% de compradores online dizem que podem decidir não comprar, exclusivamente devido à lentidão do site. O Amazon, um dos maiores sites de comércio eletrônico, descobriu que a cada 100 milésimos de segundos de lentidão no site havia uma queda de 1% em suas vendas.

Como todos sabem, as palavras têm poder. O bom empreendedor é aquele que sabe que usar palavras que provoquem emoções nos consumidores vai ser bom para o seu negócio. Aproximadamente 52% dos compradores estão mais propensos a entrar em uma loja se houver uma placa de venda na janela, isso também vale nas páginas de e-commerce e seus anúncios de venda. Outros 60% se sentem mais confortáveis e propensos a comprar um produto que está associado com a palavra "garantido".

Fonte: Infográfico Dr. E-commerce