O que é PageRank?

google-pagerank.pngEm resumo, o PageRank é uma nota que o Google atribui ao seu site determinando a relevância dele em relação a uma pesquisa que o internauta fez em um buscador. Assim, quanto maior for o PageRank de um site, melhor posicionado ele ficará nos resultados de buscas do Google.

Como é definido o PageRank? Periodicamente o robô de buscas do Google percorre toda a internet listando todos os links em todos os sites. Quando uma pessoa vai até o Google e digita um termo para pesquisa, esse robô analisa sua base de dados e traz os resultados que considera mais relevante para o termo digitado.

Por exemplo: quando um usuário realiza uma busca pela palavra "smartphone" o Google vai buscar em sua base de dados os 10 sites com maiores valores de PageRank para esse termo e, assim, eles aparecerão primeiro na página de resultados.

Para definir a relevância, esse algoritmo de PageRank leva em consideração fatores como quantidade, qualidade e contexto de link que a página recebe. Podemos explicar da seguinte forma: uma página recebe vários links apontando para ela de outras páginas do próprio site ou de sites externos, com isso essa página se torna mais importante a cada novo link apontado. Funciona mais ou menos como um sistema de votos em que cada link de uma página que aponta para outra é considerado um voto.

Sem qualidade e contexto não adianta receber muitos links, por isso quanto maior for o PageRank da página de onde sai o link, mais importante é o voto, ou seja, maior é a quantidade de PageRank passado para as páginas que foram apontadas. Se páginas de maior importância têm links para seu site, maiores as chances de seu site subir o PageRank e o fato de vários sites de menor relevância apontarem para  ele, não é tão significativo.

O PageRank de um site varia de 0 a 10. Poucos sites possuem valor 10, como o Google e a Casa Branca. No Brasil, para ter uma noção de relevância, a página inicial do UOL e do Terra alternam entre valor 6 e 8.

Ao final, é bom lembrar que o PageRank é somente uma entre as centenas de variáveis utilizadas pelo Google para definir quem aparece nas primeiras colocações na página de resultados de pesquisas.