Crowdsourcing: promova seu consumidor a seu colaborador de criação

crowdsourcing-cartoon.jpg

Não faz muito tempo, escrevemos aqui no blog sobre como as empresas podem se beneficiar de reviews, lembra? Naquela postagem, falamos sobre a relevância das recomendações feitas pelos próprios clientes para incentivar novas decisões de compra. Hoje, veremos que a colaboração de consumidores, além de favorecer diretamente suas vendas, pode também constituir a nova fonte de inovação do seu negócio.

Estamos falando de crowdsourcing, um modelo de criação que tem como base o conhecimento coletivo para criar conceitos, solucionar problemas, desenvolver tecnologias e produzir conteúdo. As campanhas de crowdsourcing são iniciadas na forma de uma oferta ao público, normalmente na internet, por meio da qual uma empresa anuncia um desafio e determina uma recompensa pela melhor solução apresentada.

Bem, já sabemos o que é crowdsourcing, mas por que ele pode ser interessante para a sua empresa? Primeiro, as criações de usuários costumam alcançar melhor os consumidores por gerar soluções mais relevantes e acessíveis. Segundo, o uso de fontes não tradicionais de criação pode representar uma economia de custos de desenvolvimento para o seu negócio. Terceiro, uma campanha de cocriação mobiliza consumidores e atrai a atenção para sua marca de uma maneira que poucos outros esforços de marketing poderiam fazer. 

Um case clássico de crowdsourcing é o da Netflix, a companhia norte-americana de exibição de filmes online. Há alguns anos, a empresa anunciou um desafio ao público oferecendo o prêmio de US$ 1 milhão àquele que criasse um algoritmo de sugestão de filmes 10% melhor que o seu atual. Como resultados, o desenvolvedor da melhor solução teve seu trabalho reconhecido com um prêmio em dinheiro, a empresa levantou ideias para a solução de um problema e ainda se beneficiou da exposição de marca durante a campanha.

Portanto, se você tem uma ideia que precisa de uma ajuda para ser posta em prática, aproveite o potencial da rede de relacionamentos da sua empresa na internet para lançar desafios de cocriação. Temos certeza de que o seu consumidor pode ser muito mais do que um comprador satisfeito que fala bem de você.