Como não perder o foco no trabalho - Vilão 3: Notificações

Xperia-E1-cortina-notificações-960x540.jpgVamos dar continuidade à nossa série que dá dicas para as pessoas que trabalham com internet não perderem o foco. Os textos da série já falaram sobre como as redes sociais e o e-mail podem se transformar em vilões e como eles podem ser prejudiciais ao seu rendimento. Hoje vamos falar de algo que tem se tornado um problema para as pessoas: as notificações.

As notificações são os avisos que recebemos quando algo de novo está acontecendo nas redes sociais ou quando alguém está fazendo contato via chats de mensagens instantâneas. Não basta já ter um celular com Facebook e Whatsapp para servirem de distração, as pessoas precisam receber avisos de  atualizações dessas redes e checá-los a cada minuto.

Essa ação de checagem constante se tornou um vício moderno da nossa sociedade e precisa ser evitado, mas é claro que você não precisa se isolar do mundo e de todos. Como já falamos aqui, dar uma pausa no serviço pode ser ótimo para refrescar as ideias, mas quando esse tempo começa a ser prejudicial ao seu rendimento ou à qualidade da sua produção, ele deve ser repensado.

Para não deixar as notificações atrapalharem seu serviço é preciso saber que horário de trabalho é feito para trabalhar e mais ainda: é deixar isso claro para as outras pessoas.  Se você não definir o seu período de tempo produtivo ninguém fará isso por você. É importante deixar claro para quem costuma conversar (amigos, parentes e até os próprios colegas de trabalho) que quando você está no meio de uma atividade, só deve ser interrompido se for algo urgente ou muito importante.

Um dos maiores propagadores de notificações são os smartphones. Para não deixar esses aparelhos que apitam a cada nova atualização atrapalharem sua produtividade temos uma dica: utilize o modo "Do Not Disturb". Essa função está disponível apenas para iOS, mas existem aplicativos que realizam o mesmo trabalho para Android.

Essa função permite que o usuário desabilite as notificações de ligações, mensagens de texto e até redes sociais ou aplicativos em horários pré-determinados. O mais legal é que você pode programar um horário para função ser ativada e desativada, ou seja, esqueça aquela desculpa "esqueci de colocar no silencioso" ou alguma outra equivalente.

A série "como não perder o foco no trabalho" vai continuar no blog da eGentic. Acompanhe nossos posts para conhecer outros vilões da produtividade e aprender como não deixa-los prejudicar seu desempenho.