Marketing de conteúdo: para você colocar em prática

social-media-marketing2.jpg

Na semana passada, falamos um pouco sobre o marketing de conteúdo e nos propusemos a dar mais dicas para você obter os melhores resultados por meio dessa prática. 

Antes de iniciar a criação de conteúdo, conheça as preferências do seu público e os assuntos pelos quais ele se interessa. Você poderá fazer isso consultando suas bases de dados de clientes para planejar o conteúdo a ser produzido de acordo com os diferentes perfis de seus consumidores. São muito úteis também as dicas que demos na postagem 'Conhecendo o público e aumentando as vendas'.

Em seguida, planeje o uso das mídias e estabeleça um cronograma de publicações. A partir da pesquisa feita anteriormente, você terá condições de definir o tipo de conteúdo a ser criado - como postagens em blogs, vídeos e infográficos - e os meios nos quais divulgá-los - que podem incluir redes sociais, anúncios e e-mail marketing.

Com relação às formas de conteúdo utilizadas, você pode defini-las de modo mais adequado de acordo com as etapas do ciclo de venda, que se inicia no momento em que o cliente toma conhecimento do seu produto e se encerra quando ele concretiza a ação de compra.

Nesse sentido, conteúdo em redes sociais é mais eficaz para atingir consumidores que se encontram na etapa de conhecimento da sua marca. Já e-books e webinars - que são videoconferências nas quais os participantes interagem por meio de chat - são interessantes para os consumidores em fase de pesquisa, pois o informam melhor sobre o produto ou serviço que buscam. Os depoimentos de clientes, por sua vez, são mais significativos para consumidores que estão na etapa de comparação de ofertas. Conteúdos explicativos, finalmente, têm grande relevância para consumidores que estão na fase de compra.

Por fim, avalie constantemente se o conteúdo produzido é útil, original, acessível e coerente com a essência da sua marca. Esses são os primeiros indicadores de viabilidade das suas ações de marketing de conteúdo.  

Agora que você sabe melhor sobre como colocar o marketing de conteúdo em prática, tire proveito do potencial dessa prática para aumentar consideravelmente suas vendas e tornar-se referência no seu mercado.