Ferramentas que ajudam a conhecer melhor os clientes do seu e-commerce

imagebase13_02.jpgTodo empreendedor sabe da importância de conhecer seus clientes e já falamos sobre isso aqui no blog . Hoje vamos apresentar para vocês ferramentas que ajudam nessa tarefa de conhecer melhor seus consumidores.

Para mapear o perfil dos clientes é preciso entender seus hábitos de consumo, suas necessidades, preferências e colher seus dados demográficos. Para ajudar nessa tarefa é possível usar a tecnologia, então reunimos abaixo algumas ferramentas disponíveis no mercado que te ajudarão a reter, engajar e fidelizar clientes.

- Google Analytics: permite você entender a composição do seu público-alvo com relação a sexo, idade e interesses. A partir dessas informações é possível também entender quais tipos de conteúdo você precisa criar, os tipos de mídias em que deve investir e para qual público as campanhas de marketing devem ser direcionadas.

- Navegg E-commerce: ele traz uma tecnologia especializada em estudar o comportamento do consumidor descobrindo padrões e antecipando tendências. Esse método ajuda a conhecer as pessoas que visitam sua loja, como é seu estilo de vida online, hábitos de consumo, fase da vida, porte da cidade em que moram, como se conectam a internet, principais produtos que pesquisam etc. Dados essenciais para melhorar suas vendas.

- Monitoramento das redes sociais: sabemos que as redes sociais são grandes aliadas nas vendas de e-commerce, mas elas também podem ser usadas nessa tarefa de conhecer melhor o seu público. Através delas é possível colher dados sobre preferências, afinidades, hábitos e demografia.

- CRM (Customer Relationship Management): com um software CRM integrado à sua loja virtual é possível organizar cadastros e informações de seus clientes. Desse modo você terá acesso mais fácil e mais rápido ao histórico de compras, o que vai auxiliar na tarefa de antecipar e entender os desejos e necessidades do perfil de cada um dos seus consumidores.

- Database Marketing: usando essa estratégia você consegue identificar padrões comportamentais e demográficos para facilitar o agrupamento de perfis similares, mesmo com um grande volume de informações. Com esses dados é possível segmentar suas campanhas e assim aumentar as taxas de conversão do e-commerce.

Sabemos que para cada tipo de cliente, representado por um grupo com variáveis em comum, é necessário trabalhar de uma forma específica para atingi-los e converter seus desejos em vendas para seu site. Agora é só escolher a ferramenta de sua preferência e melhorar seu negócio!