Boas relações de trabalho, bons resultados para sua empresa

NC_Games_-_escritório.JPGAntigamente muitas empresas tratavam seus funcionários apenas como fornecedores de mão de obra, peças que podiam ser substituídas a qualquer momento. Hoje esse quadro mudou muito e vem melhorando as relações de trabalho. Os empreendedores perceberam que uma equipe qualificada e motivada traz maiores retornos, aumenta a produtividade, reduz a rotatividade e consequentemente diminui os custos de novas seleções e capacitações.

Aquele chefe autoritário, que ganha respeito através do medo de seus subordinados está completamente fora de moda. Ele deu lugar a líderes, que sabem ouvir (até mais do que falar), que respeitam a opinião dos outros, que conseguem explorar as habilidades e particularidades de seus colaboradores e assim conciliar os interesses da empresa com o bem estar dos funcionários.

É certo que bons salários, benefícios como alimentação e plano de saúde são importantes para a satisfação dos colaboradores, mas podemos perceber que um ambiente de trabalho saudável, com um bom clima interno, em que o serviço se torna uma atividade prazerosa, vem agradando profissionais tanto quanto a remuneração.

Para manter um bom ambiente de trabalho e a satisfação de seus colaboradores, temos duas dicas e a primeira delas são as reuniões de feedback. Ao avaliar seus funcionários, o empreendedor pode enxergar os pontos positivos e os que ainda precisam melhorar. Isso é bom para que a empresa possa mensurar resultados e planejar o futuro e para que o funcionário possa saber onde acertou, onde errou e o que pode fazer para crescer e alcançar suas ambições, alinhando as expectativas de ambos os lados.

A segunda dica são ideias para a integração de sua equipe. Reuniões semanais ou mensais seguidas de um brunch são ótimas opções, porque promovem a interação e a discussão de assuntos importantes do trabalho, deixando de ser um momento monótono e odiado por todos. Também é uma boa ideia incentivar ações como happy hours, gincanas, atividades de voluntariado e encontros para prática de esportes. Elas são capazes de fortalecer e melhorar as relações.

Nunca ignore que boas relações de trabalho trazem bons resultados para sua empresa!