O Instagram como ferramenta de marketing para empresas

insta.jpgO Instagram já acumula mais de 300 milhões de usuários ativos, sendo 53% deles mulheres e 47% homens. A idade do público do aplicativo é bem variada: 33% tem de 25 a 34 anos, 34% tem de 18 a 24, 20% de 12 a 17, 8% de 35 a 44 e 5% mais de 45 anos. Mais de 70% dos usuários não são dos EUA, país em que o aplicativo surgiu. O Brasil está entre os cinco países que mais utilizam o Instagram. Devido sua popularidade, suas funcionalidades são traduzidas em 25 idiomas.

Já são 70 milhões de uploads de fotos e vídeos por dia. Mais de 1,1 milhão de curtidas por minuto. Cada usuário costuma gastar, em média, 257 minutos por mês usando a ferramenta.
Cerca de 65% das pessoas que têm o aplicativo checam as atualizações de fotos e vídeos pelo menos um vez por dia e 35% checam mais de uma vez. Esses dados motivaram outra estatística: 42% dos empresários planejam aumentar o uso do Instagram por suas corporações, comprovando que essa plataforma não deve ser ignorada quando o assunto é marketing para empresas.

O Instagram é uma plataforma totalmente baseada em imagens, ou seja, as empresas podem utiliza-la para mostrarem seus produtos de forma criativa, estabelecendo ou reforçando uma identidade visual para a marca. Além disso, é possível criar campanhas com as #hashtags interativas, como sorteios e concursos.

Mas o que são e como funcionam as hashtags? As hashtags são palavras-chave antecedidas pelo símbolo "#". Essas palavras viram hiperlinks dentro da rede e são indexáveis pelos mecanismos de busca. No Instagram, se você clicar em uma hashtag, terá acesso a todas as fotos (não privadas) que a possuem. Por isso elas fazem toda a diferença no grau de engajamento de uma publicação.

Isso tudo pode ajudar sua empresa a se aproximar dos consumidores e não há melhor maneira de fazer isso do que permitir que seu público acompanhe de perto o que você faz. Se comunicar diretamente com seus clientes torna possível construir uma relação de confiança e credibilidade junto ao seu negócio.

Fique ligado no blog da eGentic, semana que vem iremos te ensinar 7 passos para que o Instagram da sua empresa comece a bombar na internet. Até lá!