Oito dicas para criar sua empresa na internet

11.jpg

O crescimento do mercado virtual desperta o interesse de empreendedores em criar uma empresa para vender produtos e serviços pela internet.

O mercado online se torna uma opção cada vez mais interessante para quem quer empreender, devido às estimativas de baixo crescimento, que tendem a afetar principalmente modelos de negócio mais tradicionais.

Apesar de algumas facilidades do comércio online em relação aos negócios offline, o empreendedor que optar pela internet como canal deve se preocupar em planejar o marketing, implantar uma tecnologia adequada, disponibilizar várias formas de pagamento e viabilizar um sistema de logística ágil.

A seguir, você confere com mais detalhes algumas dicas para iniciar sua empresa na internet:

1 - Pesquise o mercado

Para identificar uma oportunidade de negócio, procure conhecer o mercado, observar os concorrentes, listar os fornecedores e identificar um nicho de clientes que você pode atender bem.

2 - Elabore um plano de negócios

Antes de abrir a empresa, você precisa redigir um plano para diminuir riscos. As informações levantadas na etapa anterior sobre o mercado, o público-alvo, os custos e outros fatores deverão estar no seu plano de negócios.

3 - Legalize a empresa

Nessa etapa, você deverá providenciar o registro da empresa junto aos órgãos competentes, a contratação de um contador e o registro da marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

4 - Crie um site

No começo, você pode usar ferramentas gratuitas para criar o site de exposição dos seus produtos e serviços. No caso de bens de consumo, vale inclusive utilizar sites de compras coletivas inicialmente.

5 - Invista em marketing e comunicação

A melhor forma de promoção para as pequenas e médias empresas é a divulgação em ferramentas de busca, que inclui links patrocinados e Search Engine Optimization (SEO). Anunciar em grandes canais é normamente inviável pelo alto custo e alcance de um público não segmentado.

6 - Estabeleça as formas de pagamento

Entre os meios oferecidos, você pode optar por cartão de crédito, boleto bancário, transferência eletrônica de fundos (TEF) e, ainda, facilitadores como PayPal e PagSeguro.

7 - Organize a logística

No caso de produtos, a principal forma de entrega é o serviço dos Correios, sendo também recomendado ao empreendedor contar com a opção de entrega de uma empresa de logística para minimizar riscos de atraso em certas datas.

8 - Ofereça canais de atendimento ao consumidor

Oferecer um canal de atendimento ao consumidor é fundamental, pois é praticamente o único contato humano do cliente no ambiente virtual. Por isso, treine pessoas para atender bem ao telefone, por e-mail e/ou chat.

Já tem seu negócio na internet ou sentiu vontade de empreender? Aproveite que a semana está só começando para colocar em práticas as nossas dicas de hoje, inspiradas nas publicações dos portais "Pequenas Empresas e Grandes Negócios" e "Empreendedores Web". Até a próxima postagem!