Vídeo marketing: descubra qual a melhor plataforma para sua empresa explorar esse recurso - Parte1

The-Smartphone-Can-Expand-Your-Video-Marketing-Strategy-610x343.jpgUtilizar diferentes mídias como estratégia de marketing é uma realidade na era digital em que vivemos. Uma das mídias que vem ganhando cada vez mais destaque são as plataformas de vídeos. Segundo um estudo realizado pelo IBOPE Media, o hábito de assistir vídeos online está entre as atividades mais comuns entre os usuários de smartphones.

O consumo de vídeos em dispositivos móveis no Brasil cresce a cada dia e, diante dessa realidade, preparamos para você uma lista com as plataformas de vídeos mais utilizadas pelos internautas e pelas empresas. Isso ajudará a descobrir qual delas é a melhor para você publicar os vídeos das campanhas de marketing do seu negócio.  No texto de hoje vamos apresentar vantagens e desvantagens do YouTube e Vimeo.

YouTube
É a maior plataforma de vídeos do mundo e é indispensável para quem quer ser visto online. Sendo uma ferramenta da Google, leva vantagens em seus resultados de busca. Sendo assim, mesmo que você defina focar em outras plataformas de vídeos, é importante manter um canal atualizado no YouTube, para marcar a presença da sua empresa nas buscas online. O conceito principal do site é exatamente o consumo de vídeos e não o redirecionamento para outros sites ou vendas online. Vídeos de demonstração de uso de produtos, por exemplo, funcionariam melhor.

Vantagens: vídeos enviados gratuitamente; incorporável em qualquer site; palavras-chave usadas nas descrições e títulos dos vídeos são altamente indexáveis no Google; função de inclusão de legendas e Call-to-Action.

Desvantagens: intensa competição pela atenção dos usuários; desvio do foco de atenção do usuário dentro do site é muito fácil;  player não customizável.

Vimeo
Tem uma audiência bem menor do que a plataforma anterior, mas foca na audiência de nicho, o que pode ser bem vantajoso para empresas. Talvez por ser menor e procurar por diferenciais, o Vimeo acaba oferecendo um pacote de personalização muito mais forte.

Vantagens: forte para reforçar a personalidade da marca; qualidade mais alta dos vídeos;  você pode definir exatamente quais sites podem incorporar seus vídeos ou se o vídeo pode ser baixado.

Desvantagens: limite mensal de upload para a conta gratuita e não é tão forte em SEO.

Ainda temos outras plataformas para apresentar a você. Fique ligado em nosso blog para ler a segunda parte desse texto!