3 dicas para você negociar melhor

negociador.jpg

Negociar é uma habilidade imprescindível para todo bom empreendedor. Afinal, é preciso dialogar o tempo todo com clientes, fornecedores e colaboradores para oferecer e receber os melhores benefícios sempre.

Conheça algumas dicas publicadas pelas revistas Inc. e PEGN para ajudá-lo a negociar e chegar aos melhores resultados:

1 - Prepare-se para negociar

Antes de uma reunião (ou de uma simples conversa) de negociação, busque informações sobre a empresa e o representante com quem você irá dialogar.  Defina previamente algumas possibilidades para um acordo e prepare contrapropostas para apresentar durante a conversa. Isso aumentará sua assertividade na negociação e aumentará a chance de acordos melhores.

2 - Conheça propostas

Em muitos casos, há outras propostas envolvidas na negociação. Por isso, pesquise os concorrentes e tente descobrir ou estimar as propostas deles para fazer ofertas mais interessantes.

Tenha em mente que uma oferta mais agressiva não necessariamente é aquela com menor preço, mas também aquela que envolve uma melhor proposta de valor. Como falamos no tópico anterior, tenha mais de uma proposta para apresentar de acordo com as reações dos envolvidos na negociação.

3 - Saiba ouvir

Durante a negociação, preste atenção ao que os outros dizem. Com isso mais as informações que você pesquisou anteriormente, poderá fazer contrapropostas mais assertivas.  

Como regra geral, lembre-se sempre que o objetivo da boa negociação é sempre buscar um acordo que satisfaça ambas as partes. Se um cliente aceitou uma proposta cujo valor está abaixo do preço, certamente ele se dará conta disso em algum momento e poderá não voltar a querer negociar com você.

Portanto, busque sempre fazer acordos do tipo ganha-ganha. Afinal, o objetivo de uma negociação - assim como de todo o nosso trabalho - é manter relacionamentos que, por serem satisfatórios para o seu cliente, são lucrativos para você. Até a próxima publicação!