Erros que podem levar sua loja virtual ao fracasso - Parte 1

computador

É sabido que mais de 60% das lojas virtuais que abrem no Brasil fecham com menos de um ano de existência. Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacitação, tanto dos administradores quanto do pessoal de apoio é imprescindível.  O investimento em atendimento e na própria estrutura do site também são fatores cada vez mais básicos para o bom desempenho de um e-commerce.

Abaixo listamos alguns erros que podem levar seu negócio online ao fracasso, mas que podem ser evitados através de um bom planejamento. Veja:

Serviços grátis não são a solução!
Uma plataforma grátis para seu e-commerce pode parecer uma oferta tentadora, afinal você está começando um negócio e isso envolve riscos e gastos. Mas será que essa é a opção ideal? Existe uma diferença muito grande entre o desempenho de uma loja criada sem custo e outra com uma plataforma oferecida pelo mercado, mesmo as mais simples que custam em média R$99 por mês.

Essa questão também vale para os gateways de pagamento. Lojas online com um sistema de pagamento profissional convertem muito mais do que outra que precise de um mediador nesse processo e que a operação não seja simples e transparente. Lembre-se: o retorno é sempre proporcional ao investimento.

Atendimento é a alma do negócio!
Você, empreendedor de e-commerce, já deve ter escutado a frase: "o cliente pode ser virtual, mas seu atendimento precisa ser real". Algumas lojas demoram vários dias para responder um e-mail, não possuem um chat online e as vezes nem se quer divulgam um telefone para contato. Não adianta ter um site com o layout bonito se suas funcionalidades não atendem o cliente.

O bom atendimento pode se tornar uma oportunidade para sua loja se sobressair no mercado. É preciso ter em mente que uma loja precisa de vendedores, mesmo que ela seja virtual.

Bons conteúdos, boas vendas!
Comprando em um e-commerce o cliente tem a vantagem de não precisar sair de casa, mas por outro lado, não tem a opção de analisar o produto em suas mãos, experimentar ou conversar cara a cara com um vendedor especializado. Diante disso, a apresentação dos seus produtos na sua loja virtual precisa receber muita atenção. Fotos pequenas, textos mal escritos, falta de detalhes e informações imprecisas podem levar seu negócio ao fracasso.

Publicar conteúdos de alto nível é trabalhoso, porém isso fará muita diferença nas vendas e na reputação da sua loja.

Fique ligado no blog da eGENTIC! Semana que vem vamos continuar essa lista apresentando a vocês erros que podem acabar com seu negócio e como evita-los!