Como o tempo de carregamento do seu site pode afetar seu e-commerce

temposite.jpgImagine a seguinte situação: você está navegando pela internet e quer comprar um produto em uma loja online. Abre uma nova guia e digita o endereço de um site que é conhecido e tem uma boa reputação. Aperta o enter. O site começa a carregar, mas passa-se um minuto e ele ainda não abriu. Você aguarda mais um pouco, algumas imagens começam a aparecer, mas já se passaram mais dois minutos e o site ainda não está completamente carregado. Diante dessa situação o que você faz?

Em um mundo tão dinâmico, em que as pessoas vivem com pressa e realizam uma atividade pensando na próxima coisa que têm que resolver, ninguém terá paciência para ficar esperando um tempão um site abrir e carregar todo o seu conteúdo. Se você estivesse passando pela situação acima é bem provável que desistisse e procurasse outra loja virtual para realizar sua compra.

Com o intuito de deixar uma boa impressão sobre os visitantes, você deve construir experiências de navegação bem atraentes, por isso é superimportante que seu e-commerce invista em usabilidade. Ela é o fator mais importante para determinar como o consumidor vai experimentar o seu site.

É importante também levar em conta que o tempo de carregamento das páginas pode afetar completamente essa usabilidade, já que a maioria dos usuários da internet vai ignorar um site totalmente se ele falhar em abrir em poucos segundos.  Testes de usabilidade têm mostrado que o internauta está disposto a esperar, em média, no máximo, 8.6 segundos antes de abandonar um site.

Além disso, usuários que experimentam uma redução na velocidade de um site de 2 segundos fazem 2% menos consultas, clicam com 3.75% menos frequência e relatam ser significativamente menos satisfeitos com sua experiência global. A expectativa dos visitantes de e-commerce é alta: 47% dos consumidores online esperam que uma página carregue em 2 segundos ou menos.

Pessoas que utilizam a internet móvel são ainda mais impacientes: 60% delas tiveram um problema ao acessar um site no ano passado. O tempo de carregamento lento era o problema número 1 enfrentado por quase ¼ deles.

Diante desses números você deve sempre pensar que seus visitantes são seus clientes potenciais e a primeira impressão que eles têm da usabilidade de seu site é o tempo de resposta, ou seja, o tempo que demora para abrir uma página, carregar a foto de um produto ou concretizar uma compra.