Saiba como fazer seu e-commerce sobreviver no Mercado - Parte 2

  • Posted on
  • by
  • in

conteudofile8141263245356.jpgComo prometido, vamos continuar dando dicas para alertar os empreendedores digitais sobre fatores que podem determinar o fechamento de um e-commerce. Já falamos aqui no blog que saber por que as lojas virtuais fecham é um dos primeiros pontos a serem estudados no seu planejamento para criação do seu negócio on-line. Veja abaixo fatores que podem ser os responsáveis pelo fechamento de um e-commerce:

Falta de investimento em mão de obra

Para gerenciar um e-commerce é preciso conhecimento em diversas áreas como marketing digital, programação de site, saber otimizar ferramentas de busca, monitorar tráfego de acessos, despachar mercadorias, cuidar da contabilidade, pagar contas e mais uma infinidade de tarefas. Com tantas coisas é impossível pensar que uma pessoa dará conta de tudo.

Assim como acontece em outras áreas, um empreendedor não consegue gerir seu negócio sozinho ou deixar tudo nas mãos de um empregado. Um profissional pode ter capacidade de realizar mais de uma dessas tarefas, mas se ele passar a acumular  funções, o serviço perderá qualidade.

Improviso no lançamento do negócio

Você vai investir em um e-commerce, mas não quer se arriscar e investir muito no começo, por isso opta por uma plataforma gratuita, inicialmente. Ou decide abrir uma loja virtual do seu estabelecimento e deixa uma funcionária da loja física responsável pelo site até começar a lucrar, para só então contratar um profissional adequado. Será que essas são realmente as melhores opções?

Tentar economizar demais no início de um empreendimento pode trazer sérias dores de cabeça depois. É comum ver e-commerces fracassarem simplesmente porque seus investidores optaram por uma solução improvisada, só porque ela traria menos gastos.

Fraudes nos pagamentos online

Muitas lojas virtuais não resistem à quantidade de prejuízos com vendas através de cartões de crédito e acabam fechando, porque essas fraudes vem amentando a cada dia.

É muito importante investir em uma boa estrutura nas formas de pagamento online, principalmente no caso de cartões, que são as formas mais populares de se comprar pela internet. Atualmente, existem no mercado muitas opções de gateways de pagamento e é possível se  prevenir contra fraudes nos cartões de crédito de diversas maneiras.

Falta de monitoramento

Toda loja virtual precisa ter seus dados constantemente monitorados para que a administração possa saber o que realmente está acontecendo no negócio. Ignorar números de acesso, e-mails, feedback nas redes sociais e contatos via SAC é a mesma coisa de não ouvir a opinião dos seus clientes em uma loja física.

Ao final desses dois textos que trouxeram fatores que são capazes de levar um e-commerce ao fracasso, podemos concluir que a garantia de profissionalismo e qualidade é sempre mais importante que a garantia de preços mais baixos. Ter a ferramenta ou serviço adequado às suas necessidades é fator chave para o sucesso de um negócio.