Saiba como fazer seu e-commerce sobreviver no mercado

15a5b43.jpgJá falamos aqui no blog que mais de 60% das lojas virtuais que abrem no Brasil fecham com menos de um ano de existência. Ter uma boa ideia e começar um negócio não é a parte mais difícil, a tarefa mais árdua e manter seu empreendimento em funcionamento, conquistando cada vez mais clientes e aumentando a margem de lucro.

Saber por que as lojas virtuais fecham é um dos primeiros pontos a ser estudado no seu planejamento para criação do empreendimento. Veja abaixo alguns dos fatores mais comuns responsáveis pelo fechamento de um e-commerce:

Desconhecer ferramentas

Quem trabalha com e-commerce sabe que existem ferramentas (de vendas, manutenção, operacionais, financeiras, etc) próprias do setor, que devem ser bem entendidas e trabalhadas. Quem não tem conhecimento sobre como utilizar essas ferramentas acaba investindo em terceirização ou subutilização de recursos, o que gera gastos desnecessários, aumentando custos, reduzindo a margem de lucros, levando a mudanças nos preços dos serviços e perda de competitividade.

Falta de foco no mercado

Não é porque todos os seus produtos podem ser mostrados em fotos e ser vistos em apenas alguns cliques que você pode vender de tudo. A tendência do e-commerce, principalmente para os pequenos e médios empresários, é se concentrar em nichos de mercado e conseguir excelência nesses segmentos. Competir com grandes redes é inviável, por isso focar em algo é importante. Lembre-se de que na Internet, qualquer pequena fatia de mercado representa milhões de consumidores.

Divulgação ineficiente

Não adianta ter uma loja virtual com ótimos produtos e preços tentadores se ela não é vista pelo público. A divulgação deve ser eficiente para que o internauta consiga achar sua loja. Boa colocação no ranking dos buscadores, anúncios em sites e comparação de preços e presença atuante nas redes sociais são itens de publicidade essenciais nos dias de hoje, eles podem ser instrumentos decisivos no sucesso do seu e-commerce.

Inércia digital

Uma estratégia que trouxe bons resultados anteriormente pode não ser a ideal para alcançar o sucesso no momento atual. A internet é um ambiente completamente dinâmico, onde tendências, tecnologias e formas de interação mudam o tempo inteiro, com isso nenhuma estratégia vitoriosa valerá para sempre. O empreendedor deve estar sempre atento e disposto a adaptar seu negócio às mudanças. Todo e-commerce deve sempre estar aberto para modificações e aperfeiçoamentos.

Semana que vem vamos falar mais sobre o assunto e continuar alertando os empreendedores digitais sobre outros fatores que podem determinar o fechamento de um e-commerce. Continue acompanhando o blog daeGENTIC!