4 dicas de marketing de mídias sociais para negócios locais

shutterstock_167863025-677x450.jpg

Você, leitor do nosso blog, sabe que as mídias sociais mudaram a forma pela qual as pessoas se comunicam - e é justamente por isso, por terem propiciado um meio de interação tão mais democrático, que elas são uma ferramenta estratégica também para pequenos negócios.

Confira, a seguir, algumas dicas de Jeffrey Hayzlett, publicadas no portal Entrepreneur, para você aproveitar o potencial do marketing de mídias sociais no seu negócio local:

Concentre-se em qualidade, não em quantidade

Para alcançar resultados nas mídias sociais, você não precisar postar o tempo todo. Preocupe-se em fazer publicações de qualidade, mesmo que com uma frequência menor. Para satisfazer a expectativa de seu público, defina e cumpra uma regularidade de postagens, mesmo que ela não seja diária.

E lembre-se: os consumidores compram em negócios pequenos pelo valor que neles encontram. Por isso, seja original e transparente em sua comunicação. Afinal, essa é chave para criar diferenciação e relacionamento entre os seus clientes.

Foque na comunidade

Ao contrário da publicidade tradicional, as mídias sociais são um meio conversacional e centrado na ideia de comunidade. Elas permitem que pequenos negócios se comuniquem com seus clientes com potencial para transformá-los num time de entusiastas - ou numa "equipe virtual de vendas".

Assim, assegure-se em responder às pessoas que interagem com você e envolva formadores de opinião, como blogueiros lidos pelos seus consumidores ou usuários influentes com grande número de seguidores. Engajar a comunidade online é o núcleo do marketing de mídias sociais.

Cogite SEO e publicidade

Já que você investiu seu tempo, não tenha receio em investir dinheiro em seus esforços de mídias sociais. Se o seu orçamento permitir, use técnicas de SEO para posicionar seu site entre os primeiros resultados de buscas e anúncios para atrair visitas para o seu site.

Repita o que deu certo

O conselho para orientar as suas ações é simples: repita os esforços bem-sucedidos e realize mudanças nos que não funcionaram. Às vezes, pode ser necessário, por exemplo, rever se o conteúdo que você publica atinge o público-alvo ou se o orçamento investido traz o retorno que você espera.

Como dissemos no início do nosso texto de hoje, as mídias sociais são uma ferramenta de marketing poderosa para pequenos negócios. O potencial é grande para aumentar a visibilidade da sua empresa e envolver clientes atuais e potenciais.

Se essa será uma estratégia bem-sucedida no seu negócio, depende de você. Nós estamos certos que sim! Até a próxima publicação!