6 dicas essenciais para você se tornar um líder melhor

  • Posted on
  • by
  • in

Agreement.jpgNo texto da semana passada falamos sobre como diferenciar um líder de um chefe e as características marcantes de cada um desses profissionais.  Apesar dos dois termos denotarem uma condição de comando, eles não são sinônimos. Chegamos à conclusão de que é muito melhor ser um líder do que um chefe, e o motivo é simples: o primeiro tem um time unido, que trabalha em torno de um ideal. Já o segundo até pode ser bem-sucedido, mas o será por meio de ordens e certo "terrorismo psicológico".

Prometemos que nesta semana daríamos dicas para que você se torne um líder melhor. E aí vão elas:

1 - Gostar de lidar com pessoas
O líder trabalha com um time, por isso é muito importante gostar de se relacionar com pessoas. Afinal, o líder será o mais procurado da equipe, tem que estar pronto para dialogar, disponível para tirar dúvidas e disposto a ajudar todos os outros a resolver problemas.

2 - Traduzir o discurso em atitudes
O ditado "faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço" não tem vez nesse ambiente. O líder tem por obrigação mostrar com atitudes aquilo que prega. Podemos definir isso como autoridade racional, já que nenhum líder quer ter fama de fazer discurso de político em campanha.

3 - Guiar ao invés de controlar
Como falamos no texto anterior os chefes sentem necessidade de controlar todos os passos dados por seus colaboradores. Esse tipo de comportamento deixa transparecer certa falta de confiança na equipe. Um líder é capaz de confiar tarefas importantes aos seus colaboradores e capacita-los para resolver problemas.

4 - Partilhar informações
Para um líder, a sensação de exclusividade e de saber mais do que tudo mundo não é interessante. Quanto mais ele delegar e compartilhar informações, mais será respeitado. E, além disso, quanto mais os funcionários de uma empresa souberem o que acontece dentro dela, mais eficiente eles serão.

5 - Elogiar o time e assumir a culpa
Também já falamos que o chefe tem fama de colher sozinho os louros da vitória e colocar a culpa nos funcionários quando algo dá errado. A postura de um líder deve ser completamente diferente: quando houver êxito ele deve reconhecer os méritos e parabenizar sua equipe e quando um deslize acontecer, assumir a culpa.

6 - Não fugir dos riscos
Agora um ditado que pode ser aplicado a um bom líder: "quem não arrisca, não petisca". Líderes são capazes de entender que sem arriscar é difícil crescer e que, caso a falha aconteça, é possível transforma-la em um aprendizado.

Agora que você já sabe as diferenças entre um líder e um chefe e como se tornar um líder melhor, é hora de colocar tudo em prática e correr atrás do sucesso profissional!