As diferenças entre um líder e um chefe

  • Posted on
  • by
  • in

cccfile5901263253456.jpgUm bom empreendedor sabe que há diferença entre ser um líder e um chefe. Os dois termos denotam condição de comando, mas não são sinônimos.

Um chefe tem tendência de querer comandar as pessoas se impondo com ordens e sendo autoritário. Outra característica desse tipo de pessoa é que elas centralizam todo o poder e pensam apenas nos resultados e lucro. Isso faz com que pensem em seus colaboradores como meros subordinados, que devem apenas seguir suas ordens e trabalhar da maneira que elas acham mais eficaz. Nunca pensam no bem-estar coletivo, nem incentivam ou motivam sua equipe.

Os chefes acham que realizar um trabalho excelente é o único dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros e jogar a responsabilidade em cima deles quando algo não dá certo. Por isso, eles são temidos e não respeitados. Sua equipe geralmente é formada por pessoas que não se sentem abertas a expor problemas e muito menos pedir conselhos em caso de dúvida.

O líder é completamente diferente, ele conduz as pessoas e as inspira. Esse tipo de pessoa trabalha motivando sua equipe, mostrando em que direção ela deve seguir e, o mais importante, que todos devem seguir juntos. Ele não busca apenas resultados, mas sim a melhor maneira para que todos trabalhem em conjunto e alcancem os objetivos juntos, já que não pensa no poder como algo centralizado e sim como uma responsabilidade que deve ser dividida.

Os líderes procuram explorar o melhor em cada um, valorizando as habilidades dos indivíduos e respeitando suas dificuldades. Trabalha ouvindo as pessoas ao seu redor e está sempre disponível para tirar dúvidas. Se responsabiliza, junto com a equipe, por erros e divide a glória quando ela obtém sucesso. Por isso, os líderes são muito respeitados por seus colaboradores, e o respeito têm mais eficácia do que o temor.

Em resumo: se você for um líder e pedir para um colaborador ficar além do expediente para concluir uma tarefa, ele vai ficar por entender a importância do pedido e por se sentir estimulado a dar sua contribuição para determinado projeto. Já se você for um chefe, a pessoa vai ficar por medo de ser demitida, de sofrer reprimendas ou perseguição.

Fique ligado no Blog da eGENTIC! Semana que vem vamos dar dicas para que você se torne um líder melhor!