Filmes que nos ensinam lições através das histórias de vida de empreendedores

  • Posted on
  • by
  • in

filmes_logo.jpgAlguns filmes passam lições importantes e acabam ensinando mais do que uma sala de aula, isso porque as pessoas se identificam com as histórias. Veja abaixo quatro filmes que mostram as histórias de líderes e empreendedores que passaram por muitas dificuldades e as lições que podemos aprender com eles:

O Aviador
Howard Hughes (Leonardo Di Caprio) ficou milionário já aos 18 anos devido à herança de seu pai. Pouco depois ele se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema, pela qual dirigiu grandes filmes. Paralelamente Hughes se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação. É um filme que narra a obsessão da criação de um negócio.

Lição: nunca tenha medo de assumir algo grande. O protagonista tem percalços e tropeços, mas sempre vai em frente. Podemos ver a história de alguém que tinha um sonho e fez de tudo para alcançá-lo.

Os Estagiários
A comédia conta como dois homens (Owen Wilson e Vince Vaughn) na casa dos quarenta anos acabam de perder seus empregos e tentam se recolocar no programa de estágio da Google. Mesmo que os protagonistas não tenham que gerir um negócio, eles precisam agir como empreendedores.

Lição: no estágio são desafiados a pensar como donos de seus negócios, trabalhar em equipe, conhecer variáveis do ambiente, competir com outros estagiários e serem capazes de mostrar serviço aos chefes.

O Discurso do Rei
O Duque de York, George VI (Colin Firth) precisa assumir, a contragosto, o trono de Rei da Inglaterra. George, desesperado, procura a ajuda do terapeuta Lionel Logue (Geoffrey Rush) para superar seu nervosismo de falar em público e sua gagueira.

Lição: com a ajuda do terapeuta o Rei aprende "truques" para ter coragem de falar para multidões, descobre que precisa de confiança e de assumir a postura de uma pessoa pública, além de perceber que até as escolhas das palavras para um discurso fazem a diferença.

Jerry Maguire - A Grande Virada

O personagem é um agente esportivo de grande sucesso, mas que apresenta poucos sinais de escrúpulos. Após uma crise de consciência, Jerry redigiu metas para tocar o negócio de uma forma mais humana. Ele defende a diminuição do número de clientes e um tratamento mais humano aos atletas. A consequência é a demissão de Maguire, que perde todos os seus clientes.

Lição: esse é um filme que fala da trajetória do fracasso ao sucesso e mostra aos empreendedores a maneira que se deve encarar as duas situações e crescer através delas.