Google lança nova ferramenta para empreendedores: a Store Visits

google visits.jpgUsar a internet no processo de escolha por um serviço ou produto já é realidade para 64% dos internautas brasileiros, mas 97% das vendas do varejo ainda ocorrem em lojas físicas. Compreender como funciona essa trajetória que os clientes fazem do ambiente online para o físico é uma tarefa essencial para os empreendedores e os profissionais de marketing da sua empresa.

Mas como saber mais sobre os consumidores que pesquisam sobre uma loja na internet e depois visitam seu espaço físico para realizar uma compra? E aí que entra a nova ferramenta da Google: a Store Visits. Com ela a rota traçada pelos clientes estará, a partir desta semana, no radar da empresa.

Para sermos mais exatos, a Store Visits é uma nova funcionalidade do Google AdWords que conseguirá estimar o número de pessoas que visitaram sua loja física depois de clicar em um anúncio que aparece na página de busca do Google. Com ela, grandes anunciantes serão capazes de saber quais anúncios digitais levam mais clientes aos seus estabelecimentos físicos, além de mensurar as conversões online, associadas a dados off-line.

A ferramenta também se alia ao Street View, Earth, Now, o histórico de localização do Android e outros algoritmos, para criar uma estimativa diária sobre a quantidade de pessoas que demonstrou interesse por determinada marca nos anúncios do Google e que visitou lojas físicas correspondentes. A base de dados é anônima e colhe uma amostra do grupo de usuários que ativaram o Histórico de Localização pelo site.

A nova tecnologia já está funcionando, desde dezembro de 2014, em alguns outros países, como Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e Holanda. Aqui no Brasil ela começará a funcionar, em fase beta, com duas marcas, cujos nomes não foram divulgados.

Segundo dados do Consumer Barometer, 83% dos usuários de smartphones utilizam um mecanismo de pesquisa para procurar uma empresa local, mesmo que ela esteja próxima de onde estão. Nos Estados Unidos, 50% dos consumidores que procuram por estabelecimentos locais em smartphones visitam a loja em até um dia.

O Store Visits é uma aposta da Google para esse tipo de serviço, que tem como objetivo alcançar, com precisão crescente, o consumidor omni-channel, ou seja, aquele que utiliza diversos canais em sua jornada até concretizar uma compra.

Clique no link abaixo para ver um vídeo oficial da Google explicando como funciona a nova ferramenta:
https://www.youtube.com/embed/qqAz09YcN3E