Como fazer um crowdfunding de sucesso

crowd.png

Tem um projeto que precisa de investimento para sair do papel? A solução pode estar no crowdfunding! Isso mesmo, no chamado financiamento coletivo.

Similar ao crowdsourcing, que é um modelo que utiliza o conhecimento coletivo para criar conceitos, solucionar problemas, desenvolver tecnologias e produzir conteúdo, o crowdfunding busca capital agregando várias fontes de financiamento - normalmente pessoas interessadas na iniciativa.

Na maior parte dos casos, o crowdfunding envolve ações na internet para levantar fundos para projetos de interesse coletivo. Startups e projetos de software livre são exemplos que podem se beneficiar do modelo.

Agora que você já sabe o que é crowdfunding, confira as recomendações de Sam Raymond, consultor do Banco Mundial e especialista em campanhas de crowdfunding. Em entrevista ao portal PEGN, ele explicou os erros mais comuns dos empreendedores que optam por esse modelo para levantar investimentos e como ter sucesso na campanha.

Escolha a plataforma certa de crowdfunding

Cada tipo de iniciativa - seja um projeto inovador de produtos ou serviços, a busca de recursos para seu negócio ou projetos sociais e artísticos - tem uma plataforma mais adequada. Ao escolher o crowdfunding condizente com a sua ideia, você aumenta suas possibilidades de sucesso.

Tenha outros recursos além dos coletivos

Tente lançar sua campanha de crowdfunding com 30% do valor da sua meta. Esse percentual transmite certa segurança para que as pessoas invistam na sua ideia. Lembre-se de que seus amigos, familiares e investidores já conhecidos podem ajudá-lo com essa verba inicial.

Peça somente o que você precisa

Os envolvidos no crowdfunding são pessoas que colaboram por saber no que estão investindo. Portanto, peça somente o valor necessário como forma de retribuir a confiança das pessoas que estão colaborando com você e não correr o risco de fracassar sua campanha  e denegrir sua imagem perante o mercado.

Planeje seu projeto e tenha uma equipe profissional

Ao lançar sua campanha de financiamento coletivo, você já deverá ter o planejamento do seu projeto para saber de quanto dinheiro precisará e como conseguirá entregar os resultados que está prometendo à sua rede. Nesse caso, vale mencionar ainda a necessidade de uma equipe apta a concretizar esses planos.

Promova o seu projeto e o seu idealizador

Use as redes sociais para divulgar sua campanha e alcançar potenciais investidores. Se possível, estabeleça esse contato fisicamente nos locais em que o seu público se encontra. Outra dica é produzir um vídeo mostrando o que é o seu projeto e quem é o seu idealizador. Na oportunidade, fale do seu conhecimento, projetos anteriores, sócios e resultados que a sua iniciativa trará aos seus apoiadores.

Agora que você conhece uma forma de atrair investimentos para a sua ideia e algumas recomendações para fazer isso do jeito certo, já pode começar a pensar a tirar aquele projeto com enorme potencial do papel. Continue acompanhando nosso blog!