Conheça as preferências do consumidor brasileiro no e-commerce - parte 2

  • Posted on
  • by
  • in

e-commerce.jpg

As descobertas da pesquisa MasterCard sobre e-commerce foi o assunto da nossa última postagem aqui no blog. Hoje, falamos de mais alguns itens que revelam o perfil e as preferências dos consumidores para ajudá-lo a oferecer uma experiência de compra online cada vez melhor.

Relembrando, na última publicação, falamos sobre as constatações da pesquisa sobre os fatores que impedem a conclusão da compra, os produtos mais adquiridos e os dispositivos mais utilizados para acesso à loja virtual. Se você ainda não leu, confira aqui. Agora, vamos aos itens que são assunto de hoje:

Quais são as facilidades da compra online?

No que se refere às facilidades das compras pela internet, os consumidores participantes da pesquisa apontaram oportunidades e promoções como um item que consideram muito importante.

Em seguida, listaram facilidade para pesquisar preços e produtos específicos, conveniência na compra e recebimento do produto, rapidez na conclusão da compra, facilidade e flexibilidade no pagamento e, por fim, variedade de itens e marcas.

Considerando todos esses benefícios que o consumidor enxerga no e-commerce, observamos que os vendedores têm muitos pontos a favor para oferecer uma excelente experiência de compra online.

Quais são os meios de pagamentos mais utilizados?

Com relação às formas de pagamento usadas para compras online, 80% indicam o cartão de crédito (sendo a preferência maior no Sudeste e menor no Sul), 77% optam pelo boleto bancário e 44% utilizam meios online de pagamento, como as carteiras digitais (PayPal, Masterpass e outras). 

Assim como acontece com os smartphones, os meios online de pagamentos são mais utilizados pelos jovens (de 18 a 34 anos). O motivo é que esses consumdores são mais receptivos às novas tecnologias e tendem a consumir de muitos canais de venda.

Em razão da segurança e facilidade que oferecem, as carteiras digitais são uma tendência forte entre os meios de pagamento. Portanto, essa é uma opção interessante para reforçar a conveniência que os consumidores apreciam no e-commerce e favorecer a questão da segurança, que a maioria indica como um fator que pode impedir a compra.

Com mais esses indicadores, você pode melhorar ainda mais as estratégias do seu e-commerce para entregar uma experiência de compra cada vez melhor aos seus clientes. Até a próxima semana!