Conheça as preferências do consumidor brasileiro no e-commerce

  • Posted on
  • by
  • in

e-commerce.png

Saber como se comportam e o que preferem os consumidores brasileiros quando o assunto são compras online pode ajudá-lo - e muito - a definir ou revisar a estratégias do seu e-commerce.

Confira alguns dados de pesquisa do Ibope Conecta para a MasterCard divulgada este mês. O levantamento foi realizado em julho deste ano, com 1.012 internautas de todas as regiões do Brasil.

O que impede a conclusão da compra?

Dos participantes da pesquisa, 56% disseram que segurança é o fator que impede a conclusão de uma compra, enquanto 22% listaram o tempo de recebimento do produto e 15% assinalaram poucas formas de parcelamento. Logo em seguida, apontaram o formulário de preenchimento de informações pessoais como limitador.

Com relação à segurança, os consumidores participantes informaram alguns itens que tornam a compra mais segura na percepção deles. São elas: certificações de segurança (como Site Blindado, Certisign e outras), credibilidade da loja (que pode, por exemplo, ser indicada pelo selo E-bit) e bandeiras de cartão ou carteiras digitais disponibilizadas para pagamento.

Quais são os produtos mais comprados?

Entre as categorias mais adquiridas em lojas online, os eletrônicos lideram a lista com 77%, seguidos de vestuário, com 64%; eletrodomésticos, com 60%; cosméticos, com 43%; viagem e turismo, com 35%; e brinquedos, com 34%.

Com relação à quantidade de itens que o consumidor compra por vez, 26% disseram incluir no carrinho somente um produto; 23%, dois produtos; 12%, três produtos; enquanto apenas 5% costumam comprar mais de três produtos por vez.

Quando o assunto é frequência de compra no comércio eletrônico, 38% disseram comprar uma vez por mês; 21%, uma vez a cada dois meses; 9%, uma vez por semana; 8%, de duas a três vezes por semana; e 24%, de forma ainda mais frequente que as mencionadas.

Quais são os dispositivos mais utilizados para compras online?

Entre os dispositivos mais usados para compras em lojas virtuais, estão o notebook, com 69%; o desktop, com 52%; o smartphone, com 29%; e o tablet, com 12%. Entre os consumidores mais jovens, a preferência é pelo smartphone, com 42%. O dispositivo conta ainda com a maior tendência de crescimento, devido à sua popularização entre os brasileiros.

Com os dados e tendências revelados por essa pesquisa, você tem mais uma base de conhecimento para alinhar o seu e-commerce às preferências e ao comportamento dos consumidores que você já fidelizou e dos que ainda tem para conquistar. Até a próxima publicação!